Uma carga de cabelo humano, supostamente de origem irregular, levou a prisão de três pessoas em Corumbá na segunda-feira (17). Dos detidos na ação, um é policial militar e o outro policial civil.
Conforme as informações, um casal seguia em viagem usando um veículo de aplicativo e transportando duas malas contendo 50 quilos de mechas de cabelo quando foram abordados por três homens fortementes armados.
Na versão das vítimas, nenhum deles se identificou como sendo da polícia e também não deram ordem de prisão alegando o crime de contrabando. Porém, o terceiro homem que estava com eles fez ameaças e apontou a arma para o casal.
Na sequência, eles pegaram as duas malas e colocaram dentro de um veículo Ônix e fugiram. O casal conseguiu ajudar com uma viatura da Rádio Patrulha da Polícia Militar que estava passando pelo local naquele momento.
Algum tempo depois, o veiculo usado no crime foi localizado no anel viário, no acesso à rodovia federal BR-262, e abordado. Somente então ficou constatado que os envolvidos eram dois policiais e um terceiro elemento que usava tornozeleira eletrônica.
O veículo usado pelo trio seria da sogra do policial militar preso, inclusive, estava com a placa traseira adulterada e sem a placa dianteira. Além das duas malas subtraídas, também foi localizado no carro um coldre hacker e três máscaras de pano.
Em suas versões, o policial militar declarou que estava em casa, de folga, quando recebeu o telefonema do policial civil, que o chamou para auxiliá-lo numa captura de contrabandistas. Já o policial civil negou dar o depoimento.
A carga de cabelo foi apreendida e avaliada em R$ 150 mil. O casal apresentou seis notas fiscais de compra de várias quantidades de cabelos com datas anteriores para mostrar que não eram irregulares.
Todos os envolvidos foram levados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, responsável pelo caso. Os dois policiais presos serão indiciados por facilitação de contrabando ou descaminho e roubo qualificado. Os três devem passar por audiência de custódia.
Um inquérito será aberto para verificar se era prática reiterada ou evento isolado. “Esse inquérito vai ser encaminhado para a Corregedoria por ter envolvimento de policial civil”, disse o delegado Regional da Polícia Civil de Corumbá, Fabrício Dias dos Santos.
Procurada, a assessoria de imprensa do Comando Geral da Polícia Militar informou também vai abrir um procedimento interno para apurar se as ações específicas do policial militar ensejam infrações penais militares e/ou disciplinares.
Ele será recolhido ao Presídio Militar Estadual, em Campo Grande. “Ao fim das investigações, tais documentos são enviados para apreciação do Poder Judiciário”, destaca a nota de resposta da PMMS.




















