Com 75% da obra já executada, a Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, deve ser concluída no segundo semestre de 2026. As obras de acesso no lado brasileiro, que abrangem cerca de 13 quilômetros, também têm previsão de finalização para o fim do mesmo ano.
As informações foram atualizadas durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada na quarta-feira (31), em Porto Murtinho. O encontro contou com a participação de autoridades brasileiras e paraguaias, incluindo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Daniel Falcon, e seu colega paraguaio, Bras Felip, além de representantes de órgãos como Semadesc, Ministério dos Transportes, Receita Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Itaipu Binacional.
A ponte terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura, sendo uma estrutura estaiada considerada estratégica para consolidar o Corredor Rodoviário de Capricórnio (Rota Bioceânica). Essa rota conecta os portos do norte do Chile, passando pelo Paraguai e Argentina, até os portos brasileiros, incluindo Porto Murtinho.
No trecho de acesso brasileiro, com 13,1 km, estão em construção quatro pontes intermediárias, destacando-se uma com quase 700 metros devido à travessia de uma área alagada. Até o momento, aproximadamente 17% desse acesso está concluído.
Além da infraestrutura rodoviária, estão previstas instalações alfandegárias integradas dos dois lados da fronteira. A Receita Federal estima um fluxo inicial de 250 caminhões por dia, com possibilidade de aumento à medida que a rota se consolida como alternativa logística para exportação e importação no Mercosul e na Ásia.
Durante o encontro, o chanceler Daniel Falcon ressaltou a importância do projeto: “A ponte trará progresso, prosperidade, aumento do comércio e mais empregos para toda a região, tanto no Brasil quanto no Paraguai”. O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, destacou o potencial da Rota como “uma nova porta de entrada e saída para o comércio exterior brasileiro com o Pacífico”.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, reforçou o compromisso dos governos brasileiro e paraguaio em concluir as obras até o fim de 2026, incluindo acessos e complexos alfandegários, e informou que o governo paraguaio deve apresentar em breve suas demandas para a infraestrutura aduaneira.
Também foi discutida a possível criação de um porto seco em Porto Murtinho, com a prefeitura já sinalizando a doação de área para viabilizar o projeto, caso haja necessidade. Outro tema abordado foi a ratificação do aditivo do Acordo da Ponte, que trata das responsabilidades tributárias entre os dois países, atualmente em trâmite para aprovação no Senado Federal.
Por fim, foi debatida a construção de uma nova ponte sobre o rio Apa, entre Bela Vista (MS) e Bella Vista Norte (PY), para fortalecer ainda mais a integração viária regional, com o Governo Federal estudando a viabilidade de novas ligações entre a BR-267 e a fronteira.
Rota Bioceânica
A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário de mais de 2.400 km que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O projeto visa reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre os países do Mercosul e os mercados asiáticos, principalmente via portos do norte chileno, com expectativa de redução de até 30% nos custos logísticos e 15 dias no tempo de transporte comparado à rota tradicional pelo Canal do Panamá.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância da cooperação entre os países para o sucesso do empreendimento: “A Comissão Mista tem sido fundamental para o avanço e a consolidação da Rota Bioceânica.”