A aparição de pontos luminosos no céu de Corumbá e Ladário, na noite de ontem (30), aguçou a imaginação dos moradores. Alguns, assustados, diziam que eram “seres” de outro planeta. As luzes chamaram ainda mais a atenção, pelo fato de surgirem na véspera do Halloween, chamado de Dia das Bruxas, no Brasil.
A empresa SpaceX, esclareceu os pontos vistos entre 19h e 19h40 são satélites que integram projeto de internet e ainda informou que são os mesmos pontos vistos no início de setembro.
Os satélites constituem a constelação Starlink, que irá levar acesso à internet em banda larga, via satélite, a todo o planeta. A empresa lançou em setembro um foguete Falcon 9 com mais 60 satélites, que se juntaram aos outros 640 já em órbita.
De todo modo, ainda há muito trabalho a ser feito. A intenção da SpaceX é oferecer taxas de download superiores a 1 Gb/s (gigabit por segundo) e, ao mesmo tempo, manter a latência abaixo de 20 milissegundos.
Mas esses números só serão alcançados quando a rede Starlink contar com quantidade expressiva de satélites em operação. A FCC, agência americana equivalente à Anatel, autorizou a SpaceX a lançar os satélites.
A previsão é de que sejam lançados mais de 12 mil satélites. Metade desse total deverá entrar em operação no decorrer dos próximos cinco anos.
*Com informações da SpaceX com Ciência e Espaço.











