31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 3 de maio, 2024
spot_img

População vulnerável recebeu mais de 58,6 mil kits de legumes e verduras via FAC

A Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), uma extensão do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), inaugurada em 26 de agosto de 202, já distribuiu mais de 58,6 mil kits de legumes e verduras gratuitamente às comunidades mais vulneráveis de Campo Grande.

Conforme o FAC, o trabalho da UTA na distribuição dos kits se baseia em hortaliças plantadas na própria Unidade e cultivadas com técnicas sustentáveis e agroecológicas; e nas doações de alimentos, recebidas do Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) de Campo Grande, manipuladas na UTA e distribuídas semanalmente nos bairros da Capital.

População vulnerável recebeu mais de 58,6 mil kits de legumes e verduras via FAC
Foto: PMCG

Vale ressaltar que a iniciativa da UTA contribui para a segurança alimentar: garante o acesso a alimentos frescos e nutritivos para famílias em situação de vulnerabilidade social; promove a importância de uma alimentação saudável e equilibrada; incentiva a agricultura urbana e a produção de alimentos de forma sustentável.

A distribuição de verduras também é feita no Mutirão Todos em Ação, e durante as ações ocorridas de março de 2022 a março de 2024 a UTA distribuiu gratuitamente 3.750 kits de hortaliças, beneficiando diretamente mais de 15 mil pessoas. Em cada edição do programa, são distribuídos em média 300 kits.

População vulnerável recebeu mais de 58,6 mil kits de legumes e verduras via FAC
Foto:PMCG

Como é feito o cadastro?

Os kits de verduras são distribuídos gratuitamente às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no FAC. No processo de solicitação por Organizações, o interessado deve manifestar interesse por meio de ofício, detalhando a demanda com o número de pessoas a serem atendidas pelo local. O ofício precisa ser entregue presencialmente no FAC, na Avenida Fábio Zahran, nº 6000. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Após isso, a equipe técnica da UTA realiza uma análise do ofício da entidade e são separados os kits para atender a comunidade. Já para o cidadão comum, os kits são entregues diretamente às famílias cadastradas.

Sobre o projeto, a coordenadora-geral do FAC, Adir Diniz, destaca o compromisso com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). “A UTA tem se destacado como um projeto inovador e eficaz na promoção da segurança alimentar, sustentabilidade ambiental, educação alimentar, geração de renda e valorização da agricultura urbana em Campo Grande. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Agenda 2030 da ONU e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 2, que visa erradicar a fome e garantir o acesso à alimentação segura e nutritiva para todos”.

A UTA é ainda, um exemplo de sucesso em políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade.

População vulnerável recebeu mais de 58,6 mil kits de legumes e verduras via FAC
Foto: PMCG

Além de proporcionar mais qualidade de vida aos vulneráveis, o FAC também identificou o potencial de economia solidária e incentivou a Cooperativa de Agricultura Urbana de Campo Grande, que tem sede no Bairro Vilas Boas. Os agricultores interessados receberam capacitação e efetivamente a cooperativa começou a funcionar em setembro de 2022. Agora, o local proporciona a venda de alimentos com preço justo, valorização do trabalho dos agricultores, renda e sustentabilidade.

A cooperativa possui cerca de 100 cooperados e destina-se ao apoio irrestrito, canalizando esforços junto às atividades econômicas, técnicas e sociais, interagindo junto aos associados e clientes. O Projeto Comunidade Sustenta a Agricultura Campo Grande (CSA), primeiro modelo de negócio da Cooperativa, consiste na venda de cestas em três tamanhos diferentes, que variam entre hortaliças, legumes e frutas. Podem ser adquiridos da cooperativa itens como alface, rúcula, tomate-cereja, almeirão, couve, cheiro-verde, abobrinha, cenoura, beterraba, dentre outros, que variam conforme a época do ano e a disponibilidade do produtor.

Fale com a Redação