Página com perguntas frequentes e passo a passo sobre inscrição estão disponíveis no portal do Inep. Prova escrita será aplicada em 6 de dezembro
O Revalida, exame que valida o diploma de medicina obtido em universidades estrangeiras para atuar no Brasil, encerra o período para inscrições nesta segunda-feira (5). Interessados devem fazer o cadastro no site oficial até as 22h59 (de MS). O valor da inscrição é de R$330. A prova escrita será aplicada no dia 6 de dezembro.
O Revalida subsidia o reconhecimento, pelas universidades parceiras, dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto a profissionais brasileiros quanto estrangeiros.
Para participar, é preciso estar em situação legal de residência no Brasil e possuir diploma de medicina expedido por instituição de ensino superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação local ou órgão equivalente.
O diploma também deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Segundo o Ministério da Educação, não serão considerados, para fins de participação no Revalida, declarações de conclusão de curso ou documentos congêneres que não se enquadrem estritamente no edital do exame.
Também o formado em medicina em instituição de educação superior estrangeira deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O valor da taxa de inscrição na primeira etapa do Revalida 2020 é de R$ 330.
Caso seja aprovado na primeira etapa de avaliação, o participante deverá se inscrever para a segunda etapa e emitir novo boleto para pagamento da taxa de inscrição — o valor será divulgado em edital específico.
Estrutura da prova – A primeira etapa do Revalida é formada por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos cem itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder cinco questões discursivas.
A segunda etapa do exame é uma avaliação prática realizada em estações clínicas, que conta com edital próprio e só poderá ser feita pelos participantes aprovados nas provas teóricas. Eles precisam fazer dez anamneses — “entrevistas” para diagnóstico inicial da doença — em “pacientes” (atores) com diversos sintomas simulados. Quem reprovar na segunda fase pode se reinscrever diretamente nesta etapa nas próximas duas edições consecutivas do exame — anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.
Cronograma – De acordo com o edital, o Revalida 2020 cumprirá o seguinte cronograma:
- Inscrição: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020.
- Pagamento da taxa de inscrição: 21 de setembro a 7 de outubro de 2020.
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020.
- Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 9 de outubro de 2020.
- Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 12 a 16 de outubro de 2020.
- Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 19 de outubro de 2020.
- Envio do diploma para análise: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020. Resultado: 9 de outubro 2020.
- Aplicação: 6 de dezembro de 2020.
- Gabaritos preliminares da prova escrita objetiva e do padrão de resposta provisório da prova escrita discursiva: 8 de dezembro de 2020.
- Recurso de gabaritos: 8 a 14 de dezembro de 2020.
- Gabaritos definitivos da prova escrita objetiva e do padrão de resposta definitivo da prova escrita discursiva: 8 de fevereiro de 2021.
- Resultado da prova escrita objetiva: 8 de fevereiro de 2021.
- Resultado provisório da prova escrita discursiva: 8 de fevereiro de 2021.
- Recurso do resultado provisório: 8 a 12 de fevereiro de 2021.
- Divulgação do resultado final: 5 de março de 2021.