Prazo para alistamento militar obrigatório encerra no próximo mês

180
Alistamento militar 2024 (Foto: Divulgação)

É necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência; veja como solicitar 

Jovens do sexo masculino nascidos em 2006 e que, portanto, completam 18 anos até o final de 2024, tem até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. O não alistamento ou o não comparecimento às atividades previstas podem gerar consequências legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter diploma universitário, entre outras restrições.

O procedimento é obrigatório e pode ser feito no site oficial da Diretoria de Serviço Militar. Para se alistar pelo site é necessário ter cadastro no portal gov.br. Moradores de Campo Grande também podem se alistar diretamente na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Maria Coelho, 300, Bairro Vila Planalto. O horário é de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 12h às 16h30.

Outra opção é procurar a sede da Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), que fica na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 924 – Jardim dos Estados, Condomínio Marrakech. O horário é de segunda a sexta, das 07h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Os jovens que se alistam e são selecionados passam por um período de serviço militar obrigatório, que pode variar entre Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Para se alistar é necessário apresentar a carteira de identidade com CPF ou certidão de nascimento, acompanhados do comprovante de endereço e de um endereço de e-mail válido.  

A Lei do Serviço Militar estabelece que quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter passaporte ou prorrogar a validade do documento, ser empregado em empresas ou exercer cargo público, prestar concursos, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, entre outros impedimentos. 

Como se alistar?

  • Alistamento Online: O alistamento militar pode ser feito através do site oficial do Exército Brasileiro, disponível no endereço www.alistamento.eb.mil.br.
  • Preenchimento do formulário: Ao acessar o site, o jovem deve preencher um formulário com informações pessoais, como nome, data de nascimento, CPF, e outros dados solicitados.
  • Número de protocolo: Depois do preenchimento, o sistema vai gerar um número de protocolo, que deve ser anotado e guardado, pois será utilizado para consultar a situação do alistamento.
  • Consulta e acompanhamento: O jovem pode consultar a situação do alistamento no mesmo site, utilizando o número de protocolo. Eventualmente, pode ser necessário comparecer à Junta de Serviço Militar do município para regularizar pendências.