25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 5 de setembro, 2025
spot_img

Prefeito anuncia tratativas com TJMS para construção de novo Fórum em Dourados

Dourados deverá contar, no próximos anos, com um novo prédio para abrigar a sede do Fórum da Justiça Estadual. A notícia foi antecipada na tarde desta quinta-feira (4) pelo prefeito Marçal Filho durante solenidade de entrega das obras de reforma das atuais instalações do Fórum, construído há quase 40 anos e já sem espaços para novas reformas ou ampliações. “Este é um momento muito especial para Dourados e nesse instante que entregamos a reforma do Fórum, quero dizer que nós já estamos em tratativas para um novo Fórum”, anunciou o prefeito.

Marçal Filho destacou a importância da relação cordial, republicana e independente entre os poderes Executivo e Judiciário em Dourados. “Queria dar essa notícia aqui, porque a doutora Ana Carolina [Ana Carolina Farah Borges da Silva, diretora do Fórum] me procurou e a gente já está conversando há algum tempo sobre a necessidade de uma nova sede para o Judiciário Estadual”, revelou o prefeito.

Marçal Filho reconheceu que as atuais instalações do Fórum de Dourados já não oferecem mais condições adequadas de trabalho e dificulta a vida de quem busca acesso ao Judiciário. “É um prédio apertado, sem espaço para crescer”, afirmou, considerando ainda que a Comarca necessita de novas Varas a serem instaladas, mas não existe espaço físico para que isso aconteça. “O Fórum está localizado bem no centro de Dourados, numa área extremamente restrita, difícil de estacionar e que compromete a prestação jurisdicional”, enfatizou.

O prefeito disse que foi instado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dorival Pavan, a definir uma área para a nova sede. “Pelas fotos que mostrei, ele gostou, se animou com o local, porque existe bastante espaço para isso e evidentemente que a estrutura é importante para o desempenho do bom trabalho”, disse, ressaltando que Dourados tem um trabalho gigantesco no Poder Judiciário e “é preciso que os magistrados, os servidores, todos tenham as condições para desempenhar o seu trabalho, bem como o cidadão de receber melhores serviços da Justiça”.

Prefeito anuncia tratativas com TJMS para construção de novo Fórum em Dourados

Juíza Ana Caroline Borges, diretora do Fórum de Dourados, destaca relação com o executivo

A juíza diretora do Fórum, Ana Carolina Farah Borges da Silva justificou a necessidade de uma novo espaço físico pelo fato de Dourados absorver demandas de toda a região. “Temos hoje uma população de aproximadamente 260 mil habitantes (…), também recebemos a população das cidades do entorno, que buscam diariamente em Dourados recursos e serviços, totalizando mais de 460 mil pessoas vivendo, estudando, trabalhando, movimentando o comércio e a prestação de serviços em nossa cidade”, considerou, ressaltando que cresce também as demandas ao Judiciário.

A juíza disse ser importante que o Tribunal de Justiça proporcione os meios e a infraestrutura necessárias para o bom tratamento da justiça na Comarca. Para ela, a reforma se fazia urgente e imprescindível. “Hoje temos 16 Varas instaladas na Comarca, mas em breve precisaremos de mais, em razão do crescimento das demandas”, falou a magistrada, agradecendo, ainda, a “gentileza e a sensibilidade” do prefeito com as demandas do judiciário.

Por sua vez, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Dorival Renato Pavan, disse que apesar de o prédio atual do Fórum estar revitalizado é preciso tem o pensamento voltado para o futuro breve. “Nós temos de ter aqui um Fórum digno da cidade de Dourados”, sugeriu, observando que o atual prédio, inaugurado em 1986, já passou por várias modificações. “Não tem mais como a melhorar (…) o Poder Judiciário de Dourados merece há muito tempo um prédio digno, que corresponda à importância da comarca de Dourados no cenário do Estado”, reconheceu.

Prefeito anuncia tratativas com TJMS para construção de novo Fórum em Dourados

Presidente do TJMS, desembargador Dorival Pavan, celebra parcerias para nova sede do Fórum

O desembargador considerou que a área apresentada pelo prefeito Marçal Filho permite a construção de um prédio horizontal, bastante funcional e que atenda a acessibilidade. “Fica aqui lançada a semente”, celebrou, destacando que uma nova sede para o Judiciário em Dourados possibilitaria também a instalação de novas Varas, para atender a demanda crescente. Na parceria, o município de Dourados viabiliza a o terreno, o Estado incorpora e o Poder Judiciário constrói”, enfatizou. “E todos, nesse trabalho, vamos ter condições de entregar um prédio moderno, funcional, que venha atender a todas as necessidades que a Comarca vivencia”, finalizou.

As obras de reforma do prédio do Fórum de Dourados incluem  pintura externa, readequação de espaços internos, substituição de toda a rede elétrica e de dados, além da reorganização do estacionamento exclusivo para servidores. Além disso, também foram feitas melhorias que atendem às exigências do Projeto de Segurança Contra Incêndio, com aval do Corpo de Bombeiros. A modernização do prédio, inaugurado em 1986, atende uma demanda antiga da comarca de Dourados e recebeu investimento superior a R$ 2,5 milhões. 

Com a nova estrutura, o Fórum de Dourados passa a oferecer melhores condições de trabalho para magistrados, servidores, advogados, atendendo com dignidade a todos que procuram a Justiça. A comarca conta atualmente com mais de 44 mil processos em andamento.

Fale com a Redação