O prefeito de Terenos, Henrique Wancura (PSDB), foi preso na manhã dessa terça-feira (09) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção).
Ele foi o alvo principal de uma operação que apura um esquema de fraude em processos licitatórios na administração municipal. Ainda não há detalhes sobre a investida, porém, as equipes estão cumprindo mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura.
Em nota, a assessoria detalhou que até o momento não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. “A Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos necessários”.
Além de endereços em Terenos, também são cumpridos mandados em Campo Grande. A quantidade exata não foi divulgada pelo Gaeco. Também não foram confirmados os nomes de outros alvos da investida.
Vale lembrar que a cidade de Terenos foi alvo, há um ano, da Operação Velatus, contra servidores suspeitos de fraudar licitações milionárias para desviar recursos públicos. Na época, um ex-secretário de Obras foi preso em Campo Grande e acusado de integrar o esquema.
Também contra a atual gestão daquela cidade, em maio dste ano, o MPC-MS (Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul) e o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) suspenderam contratos da Prefeitura por indícios de fraude.
A medida interrompeu pagamentos e proibiu novos atos que agravassem prejuízos ao erário. Na ocasião, a Prefeitura informou que abriria sindicâncias para apurar irregularidades e eventual participação de servidores.