18/03/2016 19h00
Prefeito lança projeto “Posso ajudar” para humanizar atendimento em unidades de saúde da Capital
CG Notícias
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) apresentou na manhã desta sexta-feira (18) o projeto “Posso ajudar”, na Esplanada Ferroviária na Capital. O projeto tem o objetivo de integrar as atividades de ensino, serviço, comunidade e controle social nas unidades de saúde, atenção básica, especialidades, serviços de urgência e gestão com participação de acadêmicos, atuando como agentes acolhedores.
Esse agente promoverá o acolhimento e a humanização, junto às equipes de saúde, oferecendo informações acerca da rotina, ações e promoção a saúde dos serviços disponíveis pelo SUS em Campo Grande.
Como Chefe do Executivo Municipal, o prefeito Bernal destacou a importância da formação de jovens para que sejam bons profissionais no futuro e qualificados no atendimento a saúde. “O atendimento de jovens se apresentando com um sorriso ou um bom gesto pode ajudar as pessoas que estão em uma situação delicada por causa da saúde. Vamos continuar cuidando da população, pois essa é a nossa prioridade, as pessoas estão em primeiro lugar”, disse o prefeito
“Posso ajudar”
Mais que um projeto, o “Posso Ajudar” é um espaço de promoção da cidadania por meio do diálogo, trabalho em equipe e valorização das pessoas pelo direito à saúde. A adesão do aluno será feita de forma voluntária por meio do programa e os acadêmicos de todos os cursos, semestres e de todas as universidades na área de saúde e participantes do programa de estágio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Os alunos participarão de um treinamento de 2 semanas antes de ir para as unidades de saúde e de 1 semana de vivência com o apoio dos servidores das unidades, participando também da formação teórica, prática junto as equipes de saúde e gestão de serviços, controle social e universidades. (Para mais informações e inscrições clique aqui).
A implantação será feita de forma gradativa na Rede Municipal de Saúde de Campo Grande, iniciando na UPA da Vila Almeida, Coronel Antonino e CRS Guanandi. Nos próximos 30 dias as unidades UPA Moreninha, UPA Universitário, UBS Coronel Antonino, UBS Aero Rancho, CRS Nova Bahia serão atendidas.



