24/09/2015 15h00
Prefeito participa da abertura da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres
CG Notícias
Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Alcides Bernal, na manhã desta quinta-feira (24) participou da solenidade oficial de abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres realizada no Centro de Convivência do Idoso, Vovó Ziza. A Conferência tem como tema: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.
A representante dos direitos feministas, Keila Antônio vê a conferência como forma de promover políticas públicas para as mulheres. “Vale a pena participar da Conferência, expor as ideias. Os resultados serão colocados em prática. Vamos ter um dia intenso de trabalho e, com certeza, Campo Grande será mais humanizada com as políticas para as mulheres”, considerou.
A representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Leyd Pedroso agradeceu o apoio da equipe de trabalho da Prefeitura de Campo Grande pelo empenho para a realização do evento. “Quero também agradecer o apoio do prefeito Alcides Bernal, que não mediu esforços para realizarmos este evento. Temos que lembrar que Campo Grande é a Capital que mais tem agressão contra as mulheres. Somente neste ano, foram mais de 40 mil notificações de agressões contra as mulheres e realização de mais de seis mil atendimentos na Casa da Mulher Brasileira. Isso demonstra que estamos avançando e as mulheres se encorajando e fazendo as denúncias. Queremos muito mais e esta conferência determinará novas políticas para as mulheres”, frisou.
A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja reforçou que é preciso construir mais políticas para atendimento das mulheres. “Estamos percorrendo todos os municípios de Mato Grosso do Sul, ouvindo as demandas e atender no que possível”, relatou.
A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, Heloisa de Castro estava acompanhada de toda equipe de trabalho e disse que na Casa o atendimento da mulher é integrado. “As mulheres chegam até a Casa toda fragilizada e são recebidas com todo carinho de nossa equipe de trabalho. Estamos aqui para que ao final possamos ter um relatório com garantias dos direitos humanos e sociais para as mulheres”, comentou.
O prefeito Alcides Bernal foi o ultimo a discursar e disse que é uma honra ouvir todos os pronunciamentos das mulheres, principalmente das que ocupam importantes funções na Prefeitura e no Estado. “Quero estender, em nome de minha mulher, filha e minha mãe, o meu abraço a todas as mulheres participantes do evento e de nossa cidade. Todas as decisões desta conferência serão encaminhadas para as providências necessárias”, assegurou.
O prefeito lembrou que em seu mandato as mulheres sempre terão seus direitos reconhecidos e, prova disso, foi a assinatura do convênio com o Governo Federal da a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira edificada em Campo Grande. “A Casa está em pleno funcionamento porque nela trabalham pessoas da Defensoria Pública, das delegacias, todos com uma só finalidade: proteger a mulher. Para nós, é um orgulho ter esta equipe trabalhando para defender os direitos das mulheres e sempre que precisar terão nosso apoio”, finalizou.
A abertura do evento contou com a presença das vereadoras Thais Helena, Carla Stephanini e Luiza Ribeiro. O evento teve a apresentação cultural do Grupo Fantasia, do CCI Vovó Ziza, coordenado pela professora Valéria Ruas.

