A Prefeitura de Dourados deu início na manhã desta sexta-feira (08) à campanha Agosto Lilás, com evento realizado no Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica – Viva Mulher. A ação marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, reunindo representantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Secretaria de Assistência Social, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, forças de segurança e profissionais da saúde.
Com dinâmicas, apresentações culturais e momentos de diálogo, o encontro destacou os avanços nas políticas públicas voltadas à proteção das mulheres no município. O prefeito Marçal Filho participou da abertura e enfatizou que apesar dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso do Sul, Dourados tem atuado com afinco na criação de estratégias de combate e prevenção à violência doméstica.
“Toda ação voltada à proteção da mulher é um passo a mais na diminuição desse tipo de crime. Por isso, implantamos a Patrulha Maria da Penha, que, em apenas um mês, já mostra resultados significativos, atuando em conjunto com outras instituições”, afirmou.
O prefeito também anunciou que a gestão trabalha em uma nova ferramenta tecnológica, voltada à denúncia silenciosa de agressões. “Queremos oferecer às mulheres a possibilidade de denunciar sem que o agressor perceba, por meio de um aplicativo de celular. É mais um recurso para ampliar a segurança e romper o ciclo da violência”, explicou.
A primeira-dama Patrícia Leite destacou o compromisso da gestão com as pautas femininas e relembrou iniciativas anteriores de Marçal Filho em defesa das mulheres, ainda enquanto deputado estadual. “Ele foi autor de leis importantes, como a que garante igualdade salarial entre homens e mulheres e a que obriga síndicos a denunciarem casos de violência doméstica. São medidas concretas que fazem a diferença”, pontuou ao citar ainda a importância de iniciativas inovadoras como a Patrulha Maria da Penha, em apenas sete meses de gestão.

A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, reforçou a importância do Agosto Lilás como momento de mobilização e reflexão sobre um problema que vai além do individual. “A violência contra a mulher é um grave problema social que precisa ser enfrentado com responsabilidade e união de toda a sociedade. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento ou suporte”, afirmou.
Shirley destacou ainda que somente no primeiro semestre de 2025, o Viva Mulher realizou 829 atendimentos, prestando acolhimento e apoio a mais de 300 mulheres. Falou ainda que o trabalho vem sendo intensificado. “Temos uma equipe técnica preparada para oferecer um serviço humanizado e especializado. Durante este mês, nosso foco é fortalecer o diálogo entre os serviços da rede de proteção, aprimorar os fluxos e garantir a efetividade do atendimento. Nenhuma mulher pode ficar para trás”, concluiu.
O Viva Mulher funciona como um serviço multidisciplinar, mantido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Assistência Social. O Centro está localizado na Rua Hyran Pereira de Matos, 1520, na Vila Mary. Os atendimentos podem ser agendados pelos telefones (67) 2222-1852 ou (67) 9.8163-0019.
PROGRAMAÇÃO
Durante todo o mês de Agosto, a Coordenadoria da Mulher faz diversas ações voltadas para o trabalho educativo, orientativo e de integração entre os órgãos que atuam no combate a violência contra a mulher. Palestras acontecem em unidades educacionais, bem como blitz educativas que serão realizadas em empresas, como forma de ampliar o trabalho de conscientização.