
A Prefeitura de Dourados está realizando treinamento técnico de servidores para a implantação do modelo “Papel Zero” no âmbito da Secretaria Municipal de Fazenda, sobretudo no sistema destinado à tramitação e ao armazenamento eletrônico de documentos vinculados à execução orçamentária da despesa pública no município de Dourados. “Essa capacitação atende determinação do prefeito Marçal Filho de buscar economicidade na gestão pública e, ao mesmo tempo, agilizar as respostas às demandas do cidadão”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda.
O treinamento foi supervisionado pelo servidor Milton Cassuci Tavares, responsável pelo Núcleo de Modernização da Administração Fazendária da Secretaria Municipal de Fazenda. “Participaram da capacitação servidores dos setores financeiros de todas as Secretarias Municipais, já que este setor de faturamento será impactado neste primeiro momento e, na sequência, os demais setores também acabarão adotando o sistema ‘Papel Zero’ na gestão do prefeito Marçal Filho”, ressalta Suelen Nunes.
Nesta primeira fase, o sistema “Papel Zero” será utilizado para a gestão integral dos processos de despesa pública em meio digital, abrangendo solicitações de empenho, liquidação e pagamento, bem como o armazenamento de todos os documentos que compõem esses processos, como comunicações internas, certidões negativas, contratos, termos aditivos, apostilamentos, notas fiscais, ordens bancárias eletrônicas (OBN), notas de empenho, liquidação e pagamento.
O novo sistema é uma solução disponibilizada em ambiente web que é responsável pela hospedagem, segurança da informação, proteção do banco de dados, rotinas de backup e atualizações automáticas, não exigindo investimentos adicionais em infraestrutura de tecnologia da informação por parte do município. A implantação do sistema “Papel Zero” tem como objetivo a eliminação do uso de papel no ciclo da despesa pública, reduzindo custos com impressão, digitalização, arquivamento físico e locação de espaços para armazenamento de processos, além de otimizar a rotina dos servidores e diminuir a necessidade de mão de obra destinada exclusivamente à organização de processos físicos.
O sistema também promove maior integração entre os setores financeiros das secretarias e a tesouraria municipal, melhora a comunicação interna, reduz retrabalho, amplia a transparência administrativa e facilita auditorias e o controle das despesas públicas. “A implantação do ‘Papel Zero’ integra o conjunto de ações voltadas à transformação digital da Secretaria Municipal de Fazenda”, enfatiza Suelen Nunes. “A iniciativa é mais um passo importante no processo de modernização da gestão pública, assim como já ocorreu com a implantação do IPTU Digital”, continua. “São iniciativas que reduzem custos, aumentam a eficiência administrativa, fortalecem a sustentabilidade e melhoram a prestação dos serviços públicos”, destacou Suelen Nunes.
A secretária ressalta ainda que a adoção de soluções digitais permite maior racionalização dos recursos públicos, a redução do uso de papel e a melhoria dos fluxos internos, garantindo mais agilidade, segurança e transparência nos processos administrativos e financeiros do município. “O novo sistema permitirá que a equipe da Secretaria Municipal de Fazenda concentre suas atividades nas funções estratégicas de gestão financeira, orçamentária e tributária”, finaliza a secretária Suelen Nunes Venâncio.



















