28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

A Prefeitura de Campo Grande iniciou a semana com entrega de revitalizações de três EMEIs (Escolas de Educação Infantil), através do programa Juntos Pela Escola, nesta segunda-feira (17).

As unidades com as revitalizações concluídas e entregues à comunidade hoje, foram: EMEI Paulo Siufi, Elza Francisca de Souza Maciel e Professora Emy Ishida Nascimento Nogueira.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Na Vila Margarida, a EMEI Paulo Siufi tem 240 alunos dos grupos 1 ao 5. Foram três etapas do programa Juntos pela Escola na unidade, sendo: manutenção da cobertura (telhado); adaptações: banheiro adaptado, calçada adaptada e passarela na entrada da escola, além de pintura interna e externa, muros e cercas.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

A prefeita Adriane afirmou que o programa é transparente e feito com recurso público e destacou a qualidade do atendimento dispensado às crianças campo-grandenses.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

“Cada criança matriculada na REME, tem um espaço adequado para crescer, cada cidadão que passa pela Rede Municipal de Ensino, está sendo preparado para o futuro de Campo Grande. Os futuros cidadãos da Capital estarão preparados para todos os desafios, com alimentação de qualidade, com espaço físico adequado e o acompanhamento de profissionais capacitados, preparados e dedicados em oferecer o melhor atendimento às crianças”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, ver o antes e depois da EMEI revitalizada é motivo de alegria.

“Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão sendo revitalizadas e isso é motivo de orgulho porque algumas, há anos não via uma mão de pintura. É fornecer um ambiente adequado tanto para os alunos quanto para os servidores”.

De acordo com a diretora da unidade, Edilene Severo, o programa Juntos pela Escola veio suprir uma necessidade da EMEI, que foi a revitalização. “Para colocar em dia toda a parte estrutural da escola, que faz toda a diferença no nosso trabalho do dia a dia. E o parquinho, com certeza, foi algo assim, que para as crianças é de fundamental importância, porque para a educação infantil, o brincar é essencial”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Já na Emy Ishida, na região central da Capital, 200 alunos do grupo 1 ao 5 estão matriculados. Através do programa Juntos pela Escola, as intervenções feitas foram: troca de telhado, parte de acessibilidade de rampa de acesso em algumas salas, revitalização dos banheiros, divisória de uma sala de aula, abertura de porta, foi feito o muro da lateral da escola que estava caindo e pintura de toda a unidade.

Conforme o diretor da Emy Ishida, José Carlos Monteiro, a revitalização foi de total importância para a EMEI. “O telhado estava com muita infiltração, o muro na lateral da escola estava caindo. A parte da acessibilidade foi feita, a divisória de sala de aula que precisou fazer e a pintura. O programa foi tudo de bom porque ter uma escola bonita, bem arejada, onde os funcionários trabalham melhor e a gente pode atender as crianças melhor também”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

A EMEI Elza Francisca, no Jardim Noroeste, atende 272 do grupo 1 ao 5 e inaugurada em 2018, a EMEI até então não tinha passado por nenhuma revitalização.

Na unidade foram feitas quatro etapas do Programa Juntos Pela Escola: revisão e manutenção o sistema de cobertura, reparos em forros e calhas. A pintura da unidade contempla a segunda etapa, seguido da acessibilidade, com instalação de piso tátil, barra de apoio, pintura de símbolos. A quarta etapa foi a manutenção do reservatório.

De acordo com a diretora da unidade, no Noroeste, Sileide Galindo Picinin, o Juntos Pela Escola foi excelente para a unidade. “As crianças gostaram bastante do programa e o que mais me chamou a atenção, que a gente estava de emergencial, era a caixa d’água que agora está funcionando direitinho. Em 14 anos de Rede que tenho, nunca vi algo assim, até agora”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Comunidade Escolar

A vendedora Janaína de Souza Silva é mãe da Ana Vitória, aluna do grupo 2 da EMEI Emy Ishida. “A revitalização foi muito bacana, super importante para receber as crianças e a escola já era bonita ficou bem melhor depois do programa”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Taynara Pereira é presidente da APM da unidade e tem uma filha matriculada também no grupo 2, mas o outro filho dela já foi aluno da EMEI. “Eu acho tudo maravilhoso. A escola é parceria. Eu estou em todas as reuniões, a gente viu a coisa acontecer, participamos de todo processo de contratação da empresa junto com a direção, vimos o que de emergente precisava ser feito e tudo fluiu muito bem”.

Fabiane Santos Souza é técnica de enfermagem e mãe da Nicole que estuda no grupo 4 da EMEI Paulo Siufi. “Tudo que foi feito é pelo bem-estar dos alunos, tudo novo e revitalizado é maravilhoso”.

Daniela Vera de Souza é membro da APM da EMEI Paulo Siufi. “Nós da APM somos mães de alunos e o programa nos aproximou da direção, a gente pode esclarecer para as outras mães que não fazem parte porque a nossa votação foi muito importante para decidir o que deveria ser feito na revitalização”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Taiza Carvalho é tesoureira da APM da Emei Elza Francisca. “O programa foi muito bom, serviu para ajudar a revitalizar e deixar a escola mais bonita, um olhar mais vivo”.

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs

Programa

O Juntos Pela Escola está revitalizando as 205 unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino), sendo que 25 já foram finalizadas: E.M. Prof.ª Ione Catarina Gianotti Igydio (Prosa); E.M. Professor Arassuay Gomes de Castro (Prosa); E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi (Prosa); EMEI Carlos Nei da Silva (Prosa); EMEI Elza Francisca de Souza Maciel (Prosa); EMEI José Ramão Cantero (Prosa); EMEI Maria Dulce Prata Cançado (Prosa); EMEI Mary Sadalla Saad (Prosa);

EMEI Novos Estados (Prosa); EMEI Paulo Siufi (Prosa); EMEI Prof.ª Emy Ishida Nascimento Nogueira (Prosa); EMEI Michele Regina Locatelli (Prosa/Anhanduizinho); E.M. Des. Carlos Garcia de Queiroz (Imbirussu); E.M. Prof.ª Eulália Neto Lessa (Imbirussu); EMEI Clotilde Chaia (Imbirussu); EMEI Indubrasil (Imbirussu); EMEI Lar de Sheila (Imbirussu); EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi (Imbirussu);

EMEI Serradinho (Imbirussu); EMEI Prof.ª Maria Josefina B. Xavier – Base Aérea (Imbirussu/Lagoa); EMEI Floria Britez de Eugênio (Bandeira); E.M. Prof. Nagib Raslan (Imbirussu); E.M. José Mauro Messias da Silva (Bandeira); E.M. José Do Patrocínio (Imbirussu).

Fale com a Redação