Com equipe própria, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) iniciou nesta segunda-feira (29) obra emergencial de contenção de erosões no córrego Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, no sentido Avenida Manoel da Costa Lima/Centro. O trabalho começou próximo ao ginásio poliesportivo Guanandizão.
Os pontos onde existem as erosões estão sinalizados e durante a execução das obras a Sisep pede para que os condutores tenham atenção redobrada, por conta da movimentação de máquinas e caminhões que estão envolvidos nesse trabalho. Para evitar o avanço dos buracos na pista, será feita a contenção com uso de pedras e aterro.

A administração municipal busca recursos para executar a próxima etapa do projeto de contenção de enchentes na região. No início do ano foi apresentado projeto para avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não houve aprovação por parte do Governo Federal.

Em execução
Está em execução a segunda etapa da obra de contenção de enchentes entre as ruas da Abolição e Bonsucesso, no sentido bairro/centro, investimento que ultrapassa R$ 20,9 milhões, recursos do Governo Federal e contrapartida do município. Com previsão de conclusão até fevereiro de 2026, a obra já está com 68% do cronograma cumprido.
Para evitar erosões e enchentes o canal do córrego Anhanduí nesse trecho está sendo feito pelo sistema gabião, que consiste na montagem manual de pedras em gaiolas metálicas. O projeto contempla ainda o recapeamento da avenida, nova sinalização e guarda-corpo.
Na primeira etapa, foi feita a canalização, recapeamento, sinalização nova e colocação de guarda-corpo entre a Rua Santa Adélia e a Rua da Abolição. Obras consideradas estratégicas para a mobilidade, pois a Avenida Ernesto Geisel liga as regiões Norte e Sul.
No final de julho deste ano, a prefeita Adriane Lopes e o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Marcelo Miglioli, estiveram vistoriando a obra nesse trecho entre as ruas da Abolição e Bonsucesso, junto com grupo de vereadores. “É uma visita importante junto com os vereadores. Estamos aqui para mostrar que agora em Campo Grande as obras têm começo, meio e fim. Mais importante do que iniciar novas frentes é concluir aquilo que foi deixado para trás, como essa obra na Ernesto Geisel, aguardada há 30 anos pela população. Com a conclusão, essa região será mais valorizada. Agradeço à parceria da comissão de obras, que compreende o trabalho do Executivo para retomar e concluir obras históricas da cidade”, afirmou a prefeita durante a vistoria.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Apaminondas Neto, o Papy, destacou a importância da obra para Campo Grande, ao participar da visita à obra. “Faz parte da função do vereador fiscalizar e acompanhar. A prefeitura encampou essa obra de forma corajosa, numa fase difícil para o país, o Estado e o município. Mesmo com limitações financeiras, é um esforço importante. O recurso federal é fundamental nesse contexto, e estamos aqui para construir essa ponte entre as demandas e as soluções”.
Também participaram os integrantes da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal, vereadores Flávio Cabo Almi, Leinha e Landmark, e os vereadores Otávio Trad, Wilson Lands e veterinário Francisco.