27/03/2020 17h44
Por: Redação
Com a entrada em vigor do decreto 14.420, assinado pelo prefeito Marquinhos Trad e já publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (27), todos os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Campo Grande passarão por triagem. Será feita aferição da temperatura corporal dos passageiros e tripulantes. Aqueles que apresentem estado febril vão ser encaminhados para o setor de triagem da Secretaria Municipal de Saúde.
As pessoas com sintomas mais graves passarão a ser monitoradas e terá de cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, seguindo o protocolo recomendado para os procedimentos de prevenção e contenção do Covid-19.
A triagem passa a ser adotada como parte da barreira sanitária que o decreto do prefeito instituiu no aeroporto da Capital. “A barreira é uma medida de proteção à saúde da população. A outra alternativa, mais radical, o fechamento do aeroporto é de alçada do governo federal”, informa o prefeito. Desde terça-feira, como parte da estratégia para evitar a disseminação do novo coronavírus, não chegam nem ônibus de passageiros da capital, com o fechamento da estação rodoviária.
Antes de assinar o decreto, o prefeito se reuniu na manhã desta sexta-feira com a promotora Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública. A representante do Ministério Público avaliou a medida como positiva e necessária para preservar a saúde da população.
O decreto prevê punições administrativas e até penais (enquadramento nos crimes revistos nos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal), para quem se recusar a passar pela triagem. A implementação da barreira sanitária, além das equipes da Secretaria de Saúde, contará com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Público, além da guarda civil metropolitana.
