
A Prefeitura de Dourados deu início a um novo ciclo de serviços de roçada e limpeza em prédios e áreas públicas do município. As ações estão sendo executadas por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que retomaram os trabalhos logo após a virada do ano para atender à alta demanda provocada pelo crescimento acelerado do mato durante o período de chuvas.
Na manhã desta terça-feira (6), a primeira-dama Patrícia Leite acompanhou o prefeito Marçal Filho em uma das primeiras ações do cronograma. Eles estiveram na unidade de saúde da Vila Cachoeirinha, onde foi realizada a roçada do matagal que já avançava sobre o entorno do prédio. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, também participou da agenda, que incluiu vistoria técnica da unidade e conversa com usuários dos serviços de saúde e moradores do bairro.
Moradora da Vila Cachoeirinha há 14 anos, Ramona Batista elogiou o início rápido dos serviços. “O mato cresce muito nessa época, e é importante ver os locais de saúde sempre limpos e organizados”, observou. “Isso mostra cuidado com quem depende do atendimento público. Estão de parabéns”, afirmou, destacando a presença do prefeito e da primeira-dama nos trabalhos.
Os serviços estão organizados por frentes de trabalho e vão abranger unidades de saúde, escolas municipais, praças, parques, canteiros centrais e outros logradouros públicos. A intensidade das chuvas no final de 2025 e neste início de ano exige retornos mais frequentes das equipes aos mesmos locais, para manter os espaços limpos e seguros para a população.

Segundo Marçal Filho, a limpeza urbana seguirá de forma contínua em toda a cidade, com prioridade inicial para os espaços mais utilizados pela população. Além das unidades de saúde, que terão serviços concentrados, neste momento, as escolas municipais também receberão atenção especial, já que o ano letivo de 2026 tem início previsto para 9 de fevereiro, quando mais de 34 mil alunos retornarão às salas de aula da rede municipal.
O prefeito acrescentou que praças, parques e terrenos baldios também integram o cronograma, como medida preventiva contra a proliferação de animais peçonhentos e de focos do mosquito Aedes aegypti. Marçal reforçou ainda o papel da comunidade. “A prefeitura está fazendo a parte dela, na medida do possível, mas é fundamental que cada morador mantenha quintais e terrenos limpos”, enfatizou o prefeito. “Cuidar da cidade é uma responsabilidade de todos”, concluiu Marçal Filho.



















