A Prefeitura de Dourados já cadastrou mais de 50 jovens no programa “Juventude ao Trabalho”, iniciativa coordenada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude e que completou nesta terça-feira (26) duas semanas de atividades. O coordenador do projeto, João Marcos Gomes de Lima, comemorou os números alcançados em poucos dias e ressaltou que dos mais de 50 inscritos, pelo menos, 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho através de estágios e também cursos.
Seguindo determinação do prefeito Marçal Filho, o atendimento no programa “Juventude ao Trabalho” tem vem sendo realizado de forma individual e acolhedora, analisando cada caso com atenção aos detalhes para oferecer os melhores encaminhamentos. “A colocação desses mais de 30 jovens junto aos parceiros do programa, entre vagas de emprego, cursos de qualificação e estágios universitários demonstra o potencial do nosso projeto e revela que estamos no caminho certo ao fazermos a ponte entre a juventude douradense e as oportunidades de trabalho e capacitação”, enfatiza João Marcos.
Além do atendimento presencial na Casa dos Conselhos – Sala da Juventude, também é oferecida a opção de atendimento online, facilitando a participação de jovens cujos pais ou responsáveis não conseguem acompanhá-los presencialmente ou que o deslocamento e mobilidade em geral sejam difícieis. “Deixamos a duas opções em aberto para melhor atender a todos e enquanto os demais jovens são atendidos conforme a demanda da fila, o link para inscrição segue fixado e ativo na página @juventude_dourados, no Instagram”, explica o coordenador.
Segundo ele, o impacto já é visível e cada entrevista tem gerado relatos de pais orgulhosos e jovens esperançosos, reconhecendo a importância do serviço prestado. “O programa reafirma o compromisso de garantir que todos os inscritos tenham acesso, de forma gratuita, ao que há de melhor em termos de formação, oportunidades e crescimento profissional”, ressalta João Marcos.
Além de receber os interessados, entrevistá-los e efetivar as inscrições, o programa também mantém atenção contínua aos participantes. “Os jovens inscritos permanecem em contato contínuo com a Coordenadoria de Juventude, recebendo informações sobre novas oportunidades e projetos futuros, fortalecendo o vínculo com as políticas públicas municipais e consolidando Dourados como um verdadeiro berço de oportunidades para a juventude”, completa o coordenador.
A iniciativa oferece aos jovens da cidade vagas de emprego, estágios e cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas do conhecimento, abrindo portas para a primeira experiência profissional. O projeto é destinado a jovens de 15 a 29 anos, conforme o Estatuto da Juventude, e conta com a parceria de instituições como Senac, Senai, CIEE, Instituto João Bittar, Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Casa do Trabalhador, Rede Estadual de Ensino e Secretaria Municipal de Assistência Social.
O objetivo é garantir não apenas oportunidades, mas também todo o suporte necessário, desde inscrição digital e triagem até orientação sobre currículos, documentação e preparação para entrevistas. O prefeito Marçal Filho destaca que o programa é um marco para o município. “Nosso compromisso é com o futuro da nossa cidade, e isso passa diretamente pela inclusão e geração de oportunidades para os nossos jovens”, afirmou.