21.8 C
Campo Grande
domingo, 16 de junho, 2024
spot_img

Prefeitura realiza limpeza e remoção de resíduos na Av. Ernesto Geisel, às margens do córrego Anhanduí

Em pouco mais de uma hora de trabalho, três caminhões saíram lotados de resíduos da Avenida Ernesto Geisel no trecho entre o shopping e Avenida Manoel da Costa Lima. O mutirão de limpeza ocorreu nesta quarta-feira (22) e contou com diversas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

A ação promovida pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Sisep resultou no recolhimento de lixo, galhos de árvores, pedaços de madeira e carcaças de móveis como sofás.

É preciso lembrar que há seis, a Sisep também esteve no local realizando um grande mutirão que se estendeu em um trecho de aproximadamente 13 km. Porém, infelizmente o local é alvo de despejo de resíduos constantemente.

Na ação de hoje, para evitar acidentes, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) sinalizou os locais onde as máquinas e trabalhadores estão fazendo a limpeza, com a colocação de cones.

Prefeitura realiza limpeza e remoção de resíduos na Av. Ernesto Geisel, às margens do córrego Anhanduí
Foto: PMCG

A ação começou do lado esquerdo do córrego e depois seguirá do outro lado, em direção à Avenida Manoel da Costa Lima.

O volume de material acumulado novamente às margens do córrego Anhanduí impressiona, mas, a conversa entre os moradores que observaram os trabalhos é de que a situação se repete até por conta dos próprios residentes da região. Segundo eles, muitas vezes, o serviço de limpeza de quintal e recolhimento de galhos de árvores é feito por pessoas em situação de rua, e o lixo acaba parando às margens do córrego.

Prefeitura realiza limpeza e remoção de resíduos na Av. Ernesto Geisel, às margens do córrego Anhanduí
Foto: PMCG

No mutirão passado, durante os 14 dias de trabalho foram recolhidas mais de 1000 toneladas de materiais jogados às margens do córrego Anhandui nos 13 quilômetros entre o Shopping Norte Sul e a rua Santa Quitéria/Avenida Campestre, no bairro Aero Rancho. Foram necessárias 250 viagens de caminhões. Para executar o serviço, foram mobilizados mais de 20 trabalhadores diariamente, além de seis caminhões caçamba, duas pás carregadeiras e uma escavadeira hidráulica.

“Obras são importantes, tanto que estamos retomando as que estavam paralisadas. Mas também é prioridade da Prefeitura cuidar bem dos bairros para a população ter qualidade de vida”, afirma Marcelo Miglioli, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Prefeitura realiza limpeza e remoção de resíduos na Av. Ernesto Geisel, às margens do córrego Anhanduí
Foto PMCG

Outras regiões

A Sisep mantém equipes diariamente realizando serviços de capina, roçada, poda e remoção de galhos de árvores e recolhimento de resíduos descartados irregularmente em vários bairros de Campo Grande. Nesta quarta-feira (22), foi feita a remoção de uma árvore de grande porte que caiu no Horto Florestal e outra na Rua Anhanduí. Ontem, a equipe fez a poda de uma árvore que oferecida riscos a uma família do bairro Lar do Trabalhador.

Trabalho intenso também, nesta quarta-feira, para a poda e limpeza de praças e áreas de uso coletivo no bairro Coopharadio, como a Avenida Garimpo e a Rua Albita, que possuem pistas de caminhada, e na Praça U, onde tradicionalmente é realizada a Feira Domingô na Praça. Limpeza também na Rua Assunção, no bairro Rita Vieira, frequentada pelos moradores para as caminhadas. Na região do bairro Recanto dos Rouxinóis, o movimento de caminhões, máquinas e trabalhadores foi na área pública que fica na Rua Lilian Silva Salina. Roçada e limpeza também na Rua Jornalista Marcos Fernando Rodrigues, no Jardim Veraneio, e na Rua Jornalista Valdir do Lago, no bairro Aero Rancho.

Nesta semana a Sisep realizou serviços de limpeza também nos bairros Santo Antonio, Jardim Centro Oeste, Los Angeles, Tijuca, Vila Sobrinho, Jardim Monumento, Tiradentes, Universitário, Moreninhas, Vila Planalto, Jardim Centenário, Parque do Lageado e Jardim Colorado. Por dia, são mais de 80 trabalhadores, entre homens e mulheres, distribuídos em cinco equipes, que cuidam da roçada, poda e remoção de galhos de árvores e resíduos.

Fale com a Redação