
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes), iniciou um trabalho estratégico para estruturar o turismo de pesca no município, com foco no aproveitamento sustentável do potencial existente nas áreas rurais, especialmente às margens do rio Dourados. A iniciativa inclui mapeamento técnico e visitas in loco a regiões com vocação turística já identificada.
De acordo com o secretário titular da Semdes, Antonio Freire, durante as visitas técnicas, foi constatado um grande potencial para o turismo de pesca embarcada, com destaque para ranchos localizados ao longo do rio Dourados. Ele revela que esses espaços já oferecem serviços como hospedagem, alimentação e estrutura adequada para eventos, “o que fortalece a viabilidade da atividade turística organizada”.
De acordo com o levantamento realizado, a demanda por esse tipo de turismo é diversificada, atraindo visitantes de vários estados brasileiros e até do exterior, interessados na pesca esportiva e na experiência integrada à natureza local. Técnicos da Semdes apuraram que a demandas têm origem em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e de países como o Paraguai e Alemanha, entre outros.
Com base nesse diagnóstico, o município está em busca de apoio do Governo do Estado para a validação oficial desses atrativos, etapa considerada fundamental para consolidar o turismo de pesca como produto estruturado e reconhecido. Nesta terça-feira (20), o secretário Antonio Freire se reuniu com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, para oficializar o pedido de apoio ao projeto. Também participaram Rejane Delvalle Morinigo e Aparecido Justiniano, técnicos do setor de turismo da Pasta.
Freire explicou aos presidente da Fundtur-MS que o objetivo final do trabalho é a criação de uma rota turística organizada, permitindo que, futuramente, o produto turístico seja comercializado por operadoras e agências de turismo. “A proposta também prevê a divulgação do roteiro em eventos do setor e nos canais oficiais de comunicação, fortalecendo a imagem de Dourados como destino turístico e fomentando o desenvolvimento econômico local”, enfatiza o secretário douradense.
VOOS DIÁRIOS
Durante a audiência na Fundtur, Antônio Freire pediu apoio do Estado na busca de novas companhias aéreas para a viabilização de novos voos em Dourados, o que, além de suprir a demanda do município e região, somaria como mais um incentivo ao turismo de eventos. O secretário de Desenvolvimento Econômico lembrou que o Aeroporto Francisco de Matos Pereira está atendendo com voos comerciais da empresa Latam Airlines, três vezes na semana, com destino a São Paulo/Guarulhos e que, a partir de abril desse ano, passará a contar com voos diários, “contemplando uma luta do prefeito Marçal Filho, que também vê no turismo de pesca um potencial indutor do desenvolvimento de Dourados e região”.



















