Com o avanço da frente fria, o fim de semana promete ser de tempo instável, com temperaturas em queda e sensação de alívio após dias de calor intenso em Campo Grande
Se você pretende sair de casa neste sábado (18), é bom se preparar: o guarda-chuva será item essencial. Pelo menos 55 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, estão sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso é válido até as 13h e indica precipitações que podem variar de 20 a 30 milímetros por hora, chegando a 100 mm em um único dia.
A Capital amanheceu com garoa e céu carregado de nuvens. A previsão é de sol entre muitas nuvens pela manhã, com períodos de chuva forte à tarde e à noite. As temperaturas devem oscilar entre 23°C e 26°C, e os ventos podem atingir até 100 km/h, o que eleva o risco de quedas de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas atmosféricas.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria que chega neste fim de semana deve quebrar a sequência de calor intenso registrada nos últimos dias em Mato Grosso do Sul. As mínimas, que nesta sexta-feira (17) chegaram a 29°C em várias regiões, devem despencar para até 16°C em municípios do sul do estado.
No domingo (19), o frio deve ser ainda mais sentido no amanhecer, com temperaturas entre 12°C e 16°C, mas o clima volta a esquentar gradualmente à tarde. No norte do estado, as máximas podem chegar aos 31°C.
Situação nas principais cidades
Em Dourados, os termômetros variam entre 22°C e 24°C, com previsão de chuva durante todo o dia. Na fronteira, Ponta Porã deve registrar mínima de 21°C e máxima de 24°C, também sob forte instabilidade.
Em Três Lagoas, o dia será quente e úmido, com mínima de 23°C e máxima de 31°C. Já em Corumbá, as chuvas devem ocorrer a qualquer hora, e a temperatura pode variar de 24°C a 34°C.
Até as 9h deste sábado, 29 cidades do estado estavam sob alerta vermelho para tempestades severas, entre elas Dourados, Ponta Porã, Amambai, Naviraí e Nova Andradina.
Orientações à população
Durante as chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar próximo a torres e placas e desligar aparelhos elétricos em caso de ventos fortes. Em situações de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).