30.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de agosto, 2025
spot_img

Presidente brasileiro planta uva e envia recado a Trump sobre diálogo e paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (16) que deseja conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para apresentar “o Brasil verdadeiro” e destacou a vontade de recebê-lo no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece plantando um pé de uva Vitória, desenvolvido pela Embrapa, e aproveita o momento para enviar um recado ao líder americano. “Estou plantando comida, e não violência ou ódio. Por isso, Trump, queria aproveitar este sábado para dizer que espero que um dia o senhor possa visitar o Palácio da Alvorada, para que a gente possa conversar e para que conheça o Brasil verdadeiro”, afirmou.

A declaração ocorre em meio à recente decisão do governo americano de aplicar uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor desde o último dia 6. Trump justificou a medida como resposta a políticas consideradas “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro, alegando impactos sobre empresas norte-americanas, a economia e até os direitos de liberdade de expressão nos EUA.

No vídeo, Lula ressaltou que o país que deseja apresentar ao presidente dos EUA é aquele marcado pela diversidade cultural e pela convivência pacífica. “O Brasil verdadeiro é o povo que gosta de samba, Carnaval, futebol, dos Estados Unidos, da China, da Rússia, do Uruguai, da Venezuela”, disse o petista.

O convite a Trump também se soma ao anúncio recente de que o brasileiro enviou uma carta formal ao líder americano para participar da COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Lula ainda confirmou que está com o discurso pronto para a Assembleia Geral da ONU, marcada para 23 de setembro, em Nova York. Como tradição, o representante do Brasil será o primeiro a discursar, e o presidente afirmou ter expectativa de encontrar Donald Trump durante o evento.

Fale com a Redação