A morte de um detento ocorrida ontem (23), pode ter sido a primeira causada pelo novo coronavírus (Covid-19) na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), a maior do interior de Mato Grosso do Sul. A administração da unidade ainda não confirmou o caso.
Em redes sociais, detentos relatam que o rapaz estava com sintomas da Covid-19 e teria morrido por volta das 16 horas. Ele foi identificado como Felipe e estava no Raio 2 da penitenciária. No Raio 2 estão cerca de 850 internos, segundo apurou o Diário MS.
A PED conta, atualmente, com mais de 2.700 detentos, sendo que a capacidade oficial é de abrigar por volta de 600 detentos. A direção da penitenciária ainda não se manifestou sobre a morte do preso.
Na sexta-feira (21), após visita de representantes da OAB local, foi revelado que pelo menos 24 pessoas (entre detentos e policiais penais) haviam testado positivo para o coronavírus.
Ainda nas redes sociais, circulou mensagens de convocação para uma manifestação em frente a penitenciária com a finalidade de chamar atenção de representantes dos Direitos Humanos e da imprensa. Marcada para ontem, acabou não se concretizando.