A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 629 quilos de cocaína e 4,4 quilos de haxixe, nesta segunda-feira (10), em Terenos, município a 20 quilômetros de Campo Grande. A droga estava escondida em um caminhão carregado com minério de ferro, que havia saído de Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia.
De acordo com a PRF, durante fiscalização na BR-262 — rodovia conhecida como “rota do minério” — os agentes abordaram o veículo e perceberam o nervosismo do motorista e do passageiro. A atitude levantou suspeita e levou à inspeção detalhada da carga. Ao retirar a cobertura do reboque, os policiais encontraram centenas de tabletes de cloridrato de cocaína escondidos entre o minério.
Os dois ocupantes não informaram o destino final da droga. Eles foram presos em flagrante e encaminhados, junto com o caminhão e os entorpecentes, à Polícia Civil de Terenos, que continuará as investigações.
Esta é a segunda apreensão em quatro dias envolvendo caminhões de minério de ferro no Estado. Na última quinta-feira (6), a PRF já havia interceptado outro veículo vindo de Corumbá, em Campo Grande, com 100 quilos de cocaína escondidos em bolsas sobre a carga.
A apreensão desta segunda-feira é a quarta maior do ano em Mato Grosso do Sul e a segunda maior registrada na BR-262 em 2025. O ranking estadual é liderado por Miranda (675,9 kg, em 25 de maio), seguida de Paranaíba (657,5 kg, em 16 de janeiro) e Dourados (655,8 kg, em 24 de abril).
“Rota do minério” facilita ação do tráfico
A BR-262, que liga Corumbá a Campo Grande, tem se consolidado como uma das principais rotas usadas pelo tráfico de drogas. O intenso tráfego de caminhões carregados com minério de ferro, desde a desativação do transporte ferroviário e a estiagem que dificulta a navegação pelo Rio Paraguai, tem sido explorado por criminosos para camuflar grandes carregamentos ilícitos.
Segundo a PRF e a Polícia Federal, os traficantes aproveitam o fluxo pesado e a semelhança entre as cargas para esconder entorpecentes em compartimentos falsos ou misturados ao minério. O caso de Terenos reforça a atenção das autoridades sobre o uso dessa rota estratégica para o escoamento da droga.
A PRF segue com ações de fiscalização intensificadas ao longo da BR-262, com foco em veículos de transporte de carga oriundos da região de fronteira.











