Considerada a maior do país, a Delegacia Especializada de Fronteira da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi inaugurada nessa terça-feira (25) em Dourados. A unidade tem o objetivo de ampliar o combate ao tráfico de drogas e contrabando na região, conhecida por ser rota do crime importado do Paraguai.
Ao todo, foram investidos R$ 7,5 milhões na construção do imóvel, que tem 1.220 m² de área construída em um terreno de um hectare doado pela Prefeitura de Dourados. O montante é fruto de emendas da bancada federal de Mato Grosso do Sul e de recursos do Governo Federal. A construção começou em março de 2024 e foi concluída neste mês.

A delegacia conta com os setores administrativos, núcleo de inteligência, área tática, alojamentos, auditório com capacidade para 104 pessoas, espaço de treinamento, canil, estacionamento e até mesmo um heliponto para dar suporte ao policiamento aéreo. A PRF também possui bases operacionais em Caarapó, Ponta Porã e Ivinhema.
Durante o evento de inauguração, o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, anunciou novos investimentos em tecnologia, incluindo comunicação satelital para as viaturas, que passarão a funcionar como repetidoras de internet. “Isso permitirá uma comunicação mais eficiente e maior capacidade de produção de resultados no enfrentamento ao crime organizado”, afirmou.
O chefe da PRF em Dourados, inspetor Waldir Brasil, destacou o aumento da responsabilidade com a nova estrutura. “Nossa resposta será ainda mais forte. Vamos devolver esse investimento com muito serviço e muito trabalho”, afirmou. Criada em 1985, a Delegacia da PRF em Dourados passou por um crescimento expressivo ao longo dos anos e se tornou referência no combate ao tráfico.





















