22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 24 de novembro, 2025
spot_img

PRF inaugura em Dourados a maior delegacia do país na próxima terça-feira

Nova Delegacia Especializada de Fronteira reforçará combate ao crime organizado na região de fronteira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugura na próxima terça-feira (25), às 10h, em Dourados, a maior delegacia da instituição no Brasil. Batizada de Delegacia Especializada de Fronteira, a unidade será instalada em um terreno de 1 hectare doado pela Prefeitura de Dourados, nos fundos do Estádio Douradão, no Parque dos Jequitibás.

A solenidade contará com a presença do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, da cúpula da Superintendência em Mato Grosso do Sul e de autoridades da segurança pública estadual e municipal.

Com 1.220 metros quadrados de área construída, a nova sede terá setores administrativos, núcleo de inteligência, núcleo tático, alojamentos masculino e feminino, academia, área de treinamento, auditório com capacidade para 104 pessoas, amplo estacionamento e até um heliponto. A estrutura inédita no país foi planejada para fortalecer as ações de combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando na região de fronteira com o Paraguai.

A obra começou em março de 2024 e foi concluída pouco mais de um ano depois, com investimento de R$ 7,5 milhões, viabilizado por emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul e executado pelo Governo Federal via licitação, com a JP Engenharia, empresa com sede em Dourados, responsável pela construção.

Segundo o chefe da PRF em Dourados, inspetor Waldir Brasil, a nova delegacia representa um avanço estratégico. “Essa obra vem agregar ao trabalho que já está sendo feito. Dourados tem importância estratégica, e com a nova sede da Especializada, agentes de segurança de outras regiões virão para conhecer e receber treinamentos sobre policiamento de fronteira”, afirmou.

Desde que a antiga sede foi destruída por um temporal, a PRF funcionava em prédio alugado. Com a nova unidade, Dourados se consolida como centro de referência nacional no combate a crimes transfronteiriços e no intercâmbio de técnicas com outras forças policiais, ampliando a atuação em operações integradas com a Polícia Federal, Força Nacional, Exército e demais órgãos de segurança.

“Essa obra é fruto da parceria da Polícia Rodoviária Federal com a Prefeitura de Dourados e o Governo Federal, que liberou os recursos assegurados por emendas federais”, completou Waldir Brasil.

A entrega da delegacia reforça o papel estratégico do município no combate ao crime organizado e na proteção das fronteiras brasileiras, consolidando Dourados como ponto-chave na segurança pública nacional.

Fale com a Redação