A cidade de Corumbá pode ter sido atingida por um tornado na tarde dessa terça-feira (12). O vídeo que mostra o surgimento de uma nuvem funil momentos antes do início do temporal foi compartilhado por uma página nas redes sociais, entretanto, não há até agora a confirmação se o fenômeno chegou a tocar o solo para ser efetivado.
Veja o vídeo abaixo:
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que os ventos atingiram uma média de 40 km/h e uma rajada excepcionalmente forte de 73 km/h, provocou danos significativos em toda a cidade.
“Importante notar que a intensidade desse temporal não estava prevista nos prognósticos dos cinco institutos monitorados pela Defesa Civil”, diz uma nota da Prefeitura de Corumbá.
Devido a força do temporal, vários estragos foram registrados na cidade, como queda de árvores, destelhamento de casas e até mesmo a cobertura da quadra de uma escola desmoronou e matou um aluno de sete anos.
A Defesa Civil alerta para a previsão de outro temporal durante esta noite e recomenda que a população em áreas de risco busque abrigo no CRAS da Praça CEO, onde receberão a assistência necessária.
Saiba mais:
+Temporal provoca destruíção e morte de criança em Corumbá; vídeo mostra telhado de loja desmoronando
+ Após morte de aluno e risco de novo temporal, Prefeitura de Corumbá suspende aulas
Mais chuva
Nesta quarta-feira (13), a circulação de ventos vai ajudar a formação de nuvens carregadas sobre Mato Grosso do Sul. O alerta é de temporais no oeste do estado devido à chuva volumosa, acompanhada de raios e rajadas de vento entre 50 e 70km/h. A chuva ocorre entre a manhã, tarde e noite. Em Campo Grande, intercala momentos de melhoria, e por isso o volume acumulado é menos expressivo, 20 mm são esperados.
Na quinta (14) ainda deve chover pela manhã em algumas áreas, Ponta Porã, por exemplo, tem previsão de garoa pela manhã e depois o tempo abre. Já na capital sul mato grossense e em áreas mais centrais do estado, só para de chover à noite. O dia também deve ser marcado pela atuação de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas. O dia começa frio e não esquenta muito até o meio da tarde. Corumbá com máxima de 25ºC e Ponta Porã deve registrar 20ºC.
O cenário muda na sexta-feira (15) e no sábado (16). Uma área de alta pressão passa a atuar sobre o MS inibindo a formação de nuvens carregadas. Serão dias de sol com pouca nebulosidade e grande amplitude térmica, porque as temperaturas também voltam a se elevar.





















