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sábado, 9 de agosto, 2025
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Procon de MS promove sensibilização sobre atendimento prioritário no Estado

Ação conjunta foi iniciada nesta semana para sensibilizar empresários e consumidores quanto a garantia dos direitos de atendimento a grupos prioritários e preferenciais definidos por lei. Com o slogan “Informação é Respeito, Prioridade é Direito”, cartilhas e adesivos visam simplificar a identificação destes públicos, além de incentivar a criação de espaços acolhedores e inclusivos no Estado.

Em Campo Grande, o Procon Mato Grosso do Sul, a 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Comissão Regional de Inclusão da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul começaram os trabalhos explicando a ação as instituições de classe, empresários, OAB-MS, conselhos de direitos humanos, da pessoa idosa, além de promover uma ação de orientação na Feira Central, um importante centro turístico da Capital.

Procon de MS promove sensibilização sobre atendimento prioritário no Estado
Fotos: Kleber Clajus/Procon/MS


Ida Nishihira, de 75 anos, recebeu o material e as orientações. Fez questão de mostrar que na barraca de seu sobrinho quem tem prioridade é respeitado, inclusive com mesas sinalizadas. A cozinheira, que faz valer seus direitos em agências bancárias e no transporte coletivo, avaliou a ação como positiva, relembrando ser necessário ter sensibilidade sempre presente para com o próximo.

Procon de MS promove sensibilização sobre atendimento prioritário no Estado
Fotos: Kleber Clajus/Procon/MS

Há no espaço, que celebrou seu centenário de criação, uma preocupação com os públicos que são preferenciais e prioritários. Dentre eles estão pessoas com deficiência, deficiências ocultas, os idosos, gestantes, autistas, entre outros.

“Somos um lugar da família, da sociedade e com cem anos, então é de suma importância que possamos atender a todas as pessoas. Por isso, ficamos muito felizes com essa ação”, pontua a presidente da Afecetur (Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande), Alvira Appell.

O empresário Marcelo Miyashiro, de 48 anos, compreende que esse cuidado apresenta reflexo direto na experiência e fidelização do cliente. Tanto que sua equipe vem sendo orientada para ter essa percepção de acolhimento. Por outro lado, ele destaca que receber a orientação adequada quanto as leis relativas aos públicos preferenciais e prioritários é fundamental para seu efetivo cumprimento.

Procon de MS promove sensibilização sobre atendimento prioritário no Estado
Fotos: Kleber Clajus/Procon/MS

Parceria estratégica

Dessa necessidade de sanar dúvidas de empresários e resguardar o direito dos consumidores, a ação conjunta “Informação é Respeito, Prioridade é Direito” teve elaborados materiais informativos a serem disponibilizados em Campo Grande e nas cidades do interior do Estado.

Para o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, o cumprimento da lei sobre os atendimentos prioritários e preferenciais não se trata de uma concessão ou privilégio, mas sim de uma premissa básica constitucional que assegura o respeito à dignidade das pessoas, para além das relações de consumo.

Procon de MS promove sensibilização sobre atendimento prioritário no Estado
Fotos: Kleber Clajus/Procon/MS

A promotora de Justiça dos Direitos Humanos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paula Volpe, esclarece que a ação adota um caráter educativo de “ensinar quem tem direito, quanto empresários e comerciantes de que a lei precisa ser cumprida”.

Já o presidente da Comissão de Inclusão da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Estado e gerente nacional do Projeto PRF Amiga dos Autistas, Alexandre Figueiredo de Araújo, destaca que a informação pode pacificar as relações, especialmente as de consumo, promover o respeito e evitar que eventuais discussões em filas se transformem em atos de violência.

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