Equipe da pesquisa da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon Estadual) divulgou neste sábado (12) as pesquisas, envolvendo produtos alimentícios diversificados, entre os quais muitos são considerados de primeira necessidade, nas cidades de Campo Grande e Dourados.
De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, foram verificados preços de cereais, hortaliças, frutas, legumes. O levantamento, realizado em Campo Grande de 30 de novembro a quatro de dezembro e em Dourados no período 16 a 20 de novembro.
A pesquisa não estabeleceu índices percentuais nas diferenças de preços, por se tratar de quantidade bastante elevada de itens. “A quantidade de estabelecimento também varia de acordo com cada produto e, por isso, não se estabeleceu um total de lugares onde se desenvolveram os trabalhos”, informou em nota, o Procon.
Entretanto, a pesquisa mostra a média de preços de acordo com a especificação de quantidade e marca da maioria deles. “Leve-se em consideração que, em muitos entre os produtos, não se estabeleceu marca pelo fato de serem oriundos de hortas e outros de fabricação própria dos estabelecimentos. Entre os locais visitados, também, há diversificação de padrões, uma vez que a pesquisa se desenvolveu desde sacolões ou até hipermercados”, frisou.
O levantamento, segundo a coordenação do Procon, mais uma vez, tem como objetivo demonstrar ao consumidor aas vantagens de pesquisar preços e, assim, conseguir alguma economia quando da necessidade de aquisição.
Na sequência, planilhas que mostram a variação e os locais onde os produtos foram verificados.











