Evento em Campo Grande discute desafios e soluções para tornar relações de consumo mais inclusivas e seguras
O Procon de Mato Grosso do Sul realiza nos dias 27 e 28 de novembro a primeira Conferência Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor, na Faculdade Insted, em Campo Grande. O evento tem como objetivo avaliar os desafios do consumo no Estado e propor soluções para aprimorar as relações entre consumidores e fornecedores.
Segundo o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, os debates serão organizados em cinco eixos temáticos: gênero, geração, etnia e raças, pessoas com deficiência e fornecedores. “O objetivo é produzir um diagnóstico sobre a política pública de defesa dos direitos dos consumidores sul-mato-grossenses e deliberar soluções que tornem as relações de consumo mais inclusivas, prósperas, seguras e harmônicas”, destacou Motti.
A abertura do evento contará com a presença de Amélia Soares da Rocha, defensora pública do Estado do Ceará e presidente do Instituto Brasilcon, que apresentará um panorama sobre os “desafios da efetivação do direito do consumidor no mundo contemporâneo”.
Durante os debates, facilitadores convidados vão contextualizar cada tema, e os participantes elegerão coordenadores e relatores para apresentar as conclusões na plenária final. “Convidamos todas as pessoas a participar dessa conferência para que, juntos, possamos aprimorar essa tão importante política pública. Este será o primeiro evento no país a adotar uma metodologia semelhante à aplicada em áreas como saúde e assistência social”, acrescentou Motti.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma da Escola do Consumidor, por meio do link: https://tinyurl.com/z2nm5xe9.
No dia 27, das 7h30 às 17h30, serão realizadas a palestra de abertura e as discussões nos cinco eixos temáticos. Já no dia 28, das 7h30 às 11h30, os participantes apresentarão os relatórios e votarão nas propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho. Todos os inscritos receberão certificados emitidos pela Escola do Consumidor, em parceria com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul.











