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quarta-feira, 16 de julho, 2025
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Procon autua 12 grandes empresas ‘online’ por irregularidades Black Friday

O Procon/MS (Superintendência estadual para Orientação e Defesa do Consumidor) anunciou que sua fiscalização chegou e já autuou 12 empresas de comércio online por irregularidades durante a Black Friday desse ano. As irregularidades durante a dita ação promocional formas em diversas áreas contra o consumidor, que são de preços falsos a maquiagem de descontos que seriam praticados na ‘promoção’ e até aumentos abusivos em plena campanha. A fiscalização foi especifica para comércio via internet, onde ‘pegou’ muitas empresas conhecidas, nacional e de dimensão até mundial.

Conforme dados do Procon MS, receberam alguma penalidade a Amazon, sites das lojas Centauro, Adidas, Apple e Samsung. Bem como as empresas, via site ou aplicativos, Privalia, Riachuelo, Extra e Carrefour; Dell, C&A e Buscapé. A direção da fiscalização estadual, não apontou se multou financeiramente e ou quanto foi aplicado de multas a cada ou a todas as empresas.

Segundo descreve auto de infração do Procon, contra a Amazon, autuação foi lavrada após fiscais constatarem que o site de vendas online aumentou o valor dos produtos na véspera da Black Friday para maquiar os descontos oferecidos ao consumidor.

Também foram autuados os sites das lojas Centauro, Adidas, Apple e Samsung por não informar os valores anteriores à promoção exposta. Um dos exemplos é um tênis anunciado como se o valor normal fosse R$ 329,99 e foi colocado como oferta por R$ 199. Entretanto, foi descoberto que o valor do produto nunca passou de R$ 279.

Black Fake News

A empresa Privalia foi autuada por publicidade enganosa, uma vez que produtos anunciados não tiveram o percentual de desconto prometido, como no caso da marca Zoomp vendidos com até 89% de desconto, entretanto nenhum produto desta marca ultrapassou desconto maior que 60%.

O Procon/MS também autuou a Riachuelo, Extra e Carrefour por irregularidades nas compras pelo site e aplicativo. Foi constatado erro na hora de efetuar as compras, erro nos valores apresentados e cláusulas abusivas no oferecimento dos serviços, como a não responsabilização caso o produto fosse vendido e não houvesse estoque.

As empresas Dell e C&A também foram autuadas por não cumprir as ofertas enviadas por e-mail com valores enganosos no corpo do texto do e-mail e por apresentar erros na hora de efetuar as compras.

Também foi autuado o site e aplicativo Buscapé por informar erroneamente os valores de revenda de produtos analisados e apresentar anúncios de produtos que tiveram aumento abusivos nas vésperas da Black Friday.

Com informações do Procon/MS

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