Nesta sexta-feira (27) acontece oficialmente o Black Friday, evento anual que promete descontos em lojas online e físicas em todo Brasil. E para garantir os direitos do consumidor o Procon de Mato Grosso do Sul orienta e disponibiliza os canais de atendimento ao cidadão.
Quem possui celular com internet, não precisa gastar tempo enfrentando transito e filas para fazer uma denúncia, basta tirar o celular do bolso e formalizar a reclamação pelo MS Digital. O procedimento todo entre o acesso ao app e a conclusão da queixa não leva nem 5 minutos e tem a mesma legitimidade de uma denúncia presencial, pois cai direto no sistema do Procon.
O consumidor precisará preencher seis etapas: tipo de denúncia, tipo de local, anexo de até três fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do estabelecimento com opção de captura automática da localização do denunciante, e finaliza com o envio da denúncia sujeita a todas as consequências legais.
Para quem tem dificuldades com a tecnologia e prefere o método presencial, o Procon estadual em parceria com o Procon municipal estará com um posto avançado de atendimento na rua Barão do Rio Branco com a 14 de julho, em frente a agência da Caixa Econômica Federal.
+ Procon manterá posto avançado de atendimento na Black Friday
O Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão orienta o consumidor a acompanhar a evolução de preço do produto de desejo e ficar atento ao cumprimento da oferta divulgada pois a venda casada é muito comum. Outro direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor é de que produtos em promoção tem direito a garantia de 90 dias se o produto tiver vício, dano ou defeito.
Para as compras virtuais, a recomendação é sempre verificar o cadeado de segurança na página de navegação e printar as telas para comprovação. O Procon disponibiliza uma lista de sites não recomendados no MS Digital e no site da instituição.
+ Dicas para fazer boas compras na Black Friday
“A dica principal é denunciar. Se for pelo aplicativo, tire foto, faça com que seu direito seja efetivo. O Procon está à disposição de toda sociedade também na rua Barão do Rio Branco com a 14 de julho. Se caso algum fornecedor praticar algum abuso, o Procon vai agir imediatamente”, destaca Salomão.











