Professor da UFGD é um dos premiados no 1º Prêmio Nacional da Educação

389
(Foto: Divulgação/UFGD)

Para identificar fatores que influenciam alunos a desistir da faculdade antes de se formar, o professor Everton Castelão Tetila usou diferentes sistemas de informação para levantar dados e promover a análise mais de 14 mil registros que fazem parte dos dados de histórico escolar de 400 acadêmicos da UFGD.

Esta pesquisa foi descrita em artigo científico, que foi enviado para o 1º Prêmio Nacional da Educação, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O artigo de Everton foi classificado em 2º lugar, entre 68 estudos submetidos à avaliação. O prêmio foi entregue ao professor da UFGD na quinta-feira (9), em evento que será transmitido online, no youtube da Enap.

Everton é docente efetivo da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/UFGD) há mais de dez anos. Realiza pesquisas científico-tecnológicas de repercussão nacional e internacional, na área de visão computacional e banco de dados, e seus trabalhos demonstram preocupação social com o sistema educacional brasileiro, sobretudo nas lutas pelo aprimoramento da gestão da educação. Na UFGD, Everton participa de quatro grupos de pesquisa do CNPq e mantém uma rede de relacionamento com pesquisadores ao redor do mundo.

Resumo do artigo

O artigo apresenta um projeto de business intelligencepara investigar os fatores-chave dos problemas nos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Sistemas da UFGD. Para isso, foram coletados os dados referentes aos históricos escolares contendo 14.413 registros, referente a 400 acadêmicos ingressos entre o período de 2006 a 2012.

Como se trata de uma grande quantidade de dados, se fez necessário o uso de ferramentas computacionais para gerenciar essas informações. Os dados foram pré‐processados para a carga no data warehouse, e em seguida consultas Olapforam executadas no PentahoBI‐Server CE‐4.8.0.

O uso dessas tecnologias permitiu gerar relatórios analíticos de nível mais alto(estratégico), assim como relatórios estatísticos resumidos.

Esses diferentes relatórios, baseados em análise de dados, auxiliam fortemente os processos decisórios. Por exemplo, foram identificadas disciplinas com alta reprovação, cursos com baixa diplomação e cursos com alta evasão, bem como parâmetros de relações quantitativas que influenciam o desempenho acadêmico e a qualidade dos cursos de modo geral. A partir do conhecimento gerado, um plano de recomendações com base nos indicadores foi criado, visando reconhecer as necessidades e fraquezas de cada curso, assim como seus pontos fortes, tornando as ações estratégicas mais substanciais e eficientes para que algum resultado prático e efetivo seja alcançado. Esse plano é a síntese para a criação de um processo de inteligência na organização.