Professora do PROFHISTÓRIA lança livro com parcerias nacionais e internacionais de colaboradores da Argentina e Equador
O Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória da UEMS, realiza a Live de lançamento da obra Mulheres na História da América Latina: passado, presente. O evento será realizado no dia 4 de novembro, a partir das 14h00 no horário local de Mato Grosso do Sul (e às 15h00 no horário de Brasília), a transmissão será pelo endereço facebook.com/profhistoriauems.
A Live contará com a participação de colaboradores nacionais e internacionais: Dra. Oswalda Joana – Presidente da Fédération Internationale des Femmes dans les Carrières Juridiques – FIFCJ, Juíza Conselheira da Suprema Corte de Moçambique e Embaixadora de Moçambique em Angola; Dra. Manoela Gonçalves – Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas – ABMCJ, advogada e professora; e Dra. Rachel de Paula Magrini Sanches – Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas – Comissão Mato Grosso do Sul, advogada.
Na sequência as organizadoras da obra, Marinete A. Zacharias Rodrigues, professora no curso de história, na Unidade de Amambai, e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, associada da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), juntamente com Luciana Branco Vieira advogada, Conselheira da Federation Internacionale des Femmes des Carrieres Juridiques (FIFCJ), Coordenadora da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Campo Grande- MS apresentam a obra e todos os autores que contribuíram com artigos para a materialização do projeto iniciado em 2018: Célia Gladys López, Rosalía Arteaga Serrano, Maria Isabel de Matos Rocha, , Flavia Marisol Frigo, Celia Codiseira del Castilho, Berta Catalina Wexler, Ligia Cristina Carvalho, Rodrigo Bianchini Cracco, Vilma Bidut, Liliana Adelina Capoulat, Javier Patricio Borche, Felipe Silva Vedovoto, Daniel José Imfeld, Mariela Alejandra Coudannes Aguirre, Gabriela Guazina de Quadra, María Rosa Gianello, Graciela Cristina del Valle Sosa, Rhaissa Espindola Siviero Olmedo, José Roberto da Silva Lunas, Luciana Branco Vieira e Marinete A. Zacharias Rodrigues.
O LIVRO
A obra Mulheres na História da América Latina: passado, presente é uma coletânea composta de 17 artigos produzidos por historiadoras e historiadores brasileiros, argentinos e equatoriana sobre as experiências de vida de mulheres em diferentes tempo e espaços na América Latina.
A ideia de reunir distintas abordagens nesta coletânea nasceu dos vários encontros entre os pesquisadoras(es), professoras(es) universitários e alunas(os) dos cursos de graduação e pós-graduação e em eventos acadêmicos internacionais, mas também daqueles momentos com diferentes pessoas que tem o compromisso com as pesquisas que tratam de temas relacionados com a História das Mulheres.
A obra, publicada pela Editora CRV, retrata as experiências de vida de mulheres que ousaram romper os limites e fronteiras sociais, econômicas, simbólicas, políticas e jurídicas em épocas em que os costumes patriarcais estabeleciam regras para o comportamento feminino no espaço privado e público. Submetidas, reprimidas e invisíveis as mulheres do passado surpreendem com suas histórias de rebeldia, resistência, lutas pela liberdade de escolhas, por atitudes que somente por meio das pesquisas conseguimos trazer à tona e mostrar que não ficaram passivas diante das imposições arbitrárias, dos atos de violência e das injustiças sofridas.
Ao contrário, suas histórias revelam com que intensidade regeram suas vidas ainda dentro de limites estreitos e opressores, com fronteiras invisíveis construídas secularmente. Contar suas histórias é desvelar um universo encoberto por brumas culturais que desafiam nossos sentidos e intuição, nos encorajando a sermos mais ousadas, a olhar para suas histórias com sensibilidade e apreço por tudo o que fizeram e nos deixaram como legado. Estamos falando de mulheres que aprenderam a ser e a fazer o que era permitido pela família, sociedade e de acordo com sua condição social e possibilidades de ação, mas, não só; contamos as histórias também daquelas que subverteram a ordem das hierarquias, do poder de mando e do controle, falamos de mulheres, que embora controladas por cordões invisíveis do poder, dependentes e submetidas às normas, costumes e poder masculino, reagiram e fizeram de suas experiências pessoais dentro do grupo ou da sociedade em que viviam, um exemplo de resistência e determinação.
De acordo com as organizadoras “este livro apresenta uma coletânea de artigos que tem como foco principal as mulheres em diferentes contextos, espaços e tempo a partir de um olhar que não apenas constata, mas transpassa o visível e previsível para desvelar o incompreensível, a sensibilidade, o gesto e a fala de quem viveu experiências além dos costumes e das regras sociais impostas. Sim, histórias do passado, mas que permanecem como questões relevantes no presente com vistas ao futuro da mulher latino-americana”.
Com essas palavras as organizadoras da obra Mulheres na História da América Latina: passado, presente apresentam uma produção importante para os estudos que contemplam as múltiplas faces do protagonismo das mulheres na América Latina, no passado e no presente.