Profissionais das forças de segurança com 41 anos ou mais serão vacinados no fim de semana

718
(Foto: Divulgação/PM)

No sábado (3) e domingo (4), a vacinação em Campo Grande irá se estender para os profissionais das forças de segurança e salvamento, incluídos recentemente pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.

Nesta primeira etapa, somente os servidores da ativa e com nomes nas listas encaminhadas pelas forças de segurança serão vacinados. Os aposentados seguirão os calendários de idade estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Amanhã, irão se vacinar exclusivamente profissionais pertencentes ao quadro efetivo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com 41 anos ou mais, e que estejam previamente cadastrados.

+ Confira os locais de vacinação para os profissionais de Segurança Pública neste sábado

A expectativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública é que sejam imunizados mais de 50% de todo o efetivo de Campo Grande da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Medidas Socioeducativas – que são os servidores que atuam nas Unidades Educacionais de Internação (UNEI), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da sede da Sejusp e os agentes de trânsito do Detran. O percentual representa mais de 3,1 mil policiais e agentes.

No domingo, o atendimento será exclusivo no Centro de Vacinação Guanandizão para servidores Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) atuantes nas ações de fiscalização e vigilância.

Além de Campo Grande, os demais municípios estarão realizando a vacinação dos profissionais das forças de segurança. Somente das forças estaduais de segurança pública são mais de 12 mil servidores em todo o estado, mais de 6 mil somente em Campo Grande.

Cadastro

Antes de se vacinar, os servidores ativos da segurança pública devem entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br.

Os profissionais terão que preencher um questionário com dados pessoais e também anexar um comprovante de vínculo, que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite, e um documento oficial com foto para ambos.

A identificação não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evita a formação de aglomerações.

“Precisamos que todos os servidores da segurança lotados em Campo Grande, da ativa, independente de idade ou local de lotação, realizem o cadastro na página de vacina da Prefeitura, para facilitar e agilizar a imunização”, orienta o secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa.

Passo a passo

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde;

2- O servidor clica em “Primeiro acesso”, em seguida escolhe no perfil a opção “Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas”, clica em “Continuar” e será aberta uma tela com campos como CPF, CNS, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail, celular, telefone, sexo, local de trabalho, endereço, comprovante de servidor na segurança pública e senha, que devem ser preenchidos pelo servidor.

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de identidade funcional que comprove ser da ativa; e/ou documento de vínculo com as forças de segurança e salvamento; dentre outros);

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema;

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.