
Em prol do desenvolvimento e do crescimento do sul de Mato Grosso do Sul, específicamente na área chamada de Grande Dourados, foi apresentado na noite de quinta-feira (31) a Agenda de Desenvolvimento do Programa Líder Sul MS. A iniciativa, encabeçada pelo Sebrae/MS, visa desenvolver ações estratégicas para os setores do agronegócio; inovação (empreendedorismo e negócios) e turismo das cidades locais.
O evento aconteceu no Teatro Municipal de Dourados e contou com representantes dos 12 municípios participantes do programa (Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina), que durante os últimos nove meses trocaram informações e elegeram prioridades, que culminaram no documento final. A Agenda de Desenvolvimento prevê a implementação de ações para até 2040.
O programa Líder Sul tem a proposta de mobilizar líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor para a coordenação de ações regionais visando o desenvolvimento sustentável. Na região Sul, esse programa teve início em junho de 2021, tendo proporcionado oito encontros técnicos entre os participantes, promovendo a sua integração. Ao final do trabalho, a proposta é ter uma governança local instituída, para que execute as ações prioritárias definidas.
“O programa é uma iniciativa muito importante para que todas as cidades da nossa região trilhem caminhos diversos, mas com o mesmo sentido: o desenvolvimento regional”, ressaltou o prefeito Alan Guedes, de Dourados, em seu discurso de boas-vindas.
“Temos uma oportunidade única com esse projeto de pensar de forma integrada. Outra coisa que é importante destacar, é o fato de que vocês começam a fazer um planejamento de desenvolvimento para a região. Isso é um grande salto na forma que a gente enxerga o planejamento”, disse o secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que representou o Governo do Estado.
“O trabalho do programa visa realmente a gente capacitar lideranças, sejam elas públicas ou privadas, e que permite que esses líderes assumam o protagonismo e venham a desenvolver uma proposta de trabalho que vá ao encontro das necessidades de toda essa vasta região”, afirma o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
O prefeito Lucas Foroni, de Rio Brilhante, foi escolhido para falar das ações desenvolvidas no município para fomentar o desenvolvimento. “Temos plano de ação em parceria. A nossa região é muito forte, os 12 municípios contemplam 450 mil pessoas. Com essa união, vamos avançar”.
Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante, Rodrigo Jeferson Trambuch, de agora em diante o grupo estará empenhado em executar as ações pactuadas. “Dos municípios que fazem parte do programa, 45 líderes aceitaram participar da iniciativa e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. Cada um de nós é responsável por desenvolver também as ações nos municípios, para que o plano possa andar daqui para frente”, afirmou.



















