O interior de Mato Grosso do Sul recebe, a partir desta quarta-feira (1º), a turnê do projeto “Elas ao Cello”, formado por um sexteto de mulheres violoncelistas. A iniciativa promove quatro concertos gratuitos em cidades diferentes: Nova Andradina (1/10), Brasilândia (2/10), Três Lagoas (3/10) e Inocência (4/10).
Além das apresentações abertas ao público, está previsto um concerto didático no dia 3 para os alunos do CRASE “Coração de Mãe”, em Três Lagoas. Todos os eventos contarão com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Representatividade e empoderamento
Mais do que música, o projeto carrega uma mensagem de democratização cultural e protagonismo feminino. Idealizadora e coordenadora da iniciativa, a violoncelista Mara Vidal ressalta. “A música de concerto, historicamente, sempre teve uma presença masculina predominante, e nosso projeto vem para mostrar que as mulheres também têm protagonismo, força e sensibilidade artística nesse espaço”.
A violoncelista Adriana Holtz, integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), compartilha sua trajetória como inspiração. “Trabalhava durante o dia e estudava violoncelo aos sábados em Tatuí. Foi um caminho de muito esforço, mas decidi que minha vida seria dedicada à música. Hoje, poder levar isso para o interior de MS me faz acreditar ainda mais no poder transformador da arte”.
Para Gláucia Marques, também integrante do sexteto, o cello se destaca por sua versatilidade. “Ele pode cantar, dançar, ser percussivo ou lírico. Levar esse instrumento para cidades que muitas vezes não têm contato direto com a música de concerto é uma oportunidade única de mostrar que a arte é de todos e para todos”.
O sexteto
Além de Mara Vidal, Adriana Holtz e Gláucia Marques, também participam do projeto as violoncelistas Milena Gregório, Ketlyn Mayara e Mônica Picaço.
Serviço – Agenda dos concertos
- 01/10 (quarta-feira), 19h – Nova Andradina: Centro de Convenções Municipal (Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, Centro).
- 02/10 (quinta-feira), 19h30 – Brasilândia: Auditório Ramez Tebet (Praça Santa Maria, s/nº, Centro).
- 03/10 (sexta-feira), 20h – Três Lagoas: Auditório da UFMS – Campus II (Av. Ranulpho Marques Leal, 3484).
- 04/10 (sábado), 19h30 – Inocência: Centro Cultural Lázara Lessonier (Av. Juracy Luís de Castro, s/n, Centro).