32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 3 de maio, 2024
spot_img

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” inicia hoje turnê

O primeiro concerto de música erudita do projeto será realizado a partir das 10h,  na Escola Municipal Willian Tavares, em Coxim

“Se você quiser entender música melhor, não há coisa mais importante a fazer do que ouvir música. Não há nada que possa substituir esse hábito”. A frase do músico e escritor Aaron Copland, traduz bem a essência do Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” que inicia sua turnê por sete cidades sul-mato-grossense (São Gabriel, Coxim, Rio Verde, Aquidauana, Naviraí, Três Lagoas e Campo Grande) nesta semana. O primeiro concerto será realizado nesta quarta-feira (12), a partir das 10h, na Escola Municipal Willian Tavares, que fica na Av. Luiz Gonzaga, 450 – Silviolandia.

O objetivo do projeto é proporcionar de forma gratuita, acesso ao repertório de salas de concertos em ambientes de educação em municípios onde a música erudita é pouco difundida.

Um trabalho de difusão musical que terá no talento de três artistas a ponte para interligar o público ao universo erudito. Será pela voz da soprano, Bianca Danzi, o som inconfundível de um violino, tocado pelo artista Gabriel Almeida, e a versatilidade e o som encorpado de um dos instrumentos mais populares, o violão,  apresentado pelo músico Evandro Dotto, que o público será convidado a mergulhar no universo erudito.

“A nossa preocupação está na democratização do acesso à cultura. Ninguém gosta de algo que não conhece, por isso que vamos visitar escolas e universidades com esse objetivo de aproximar o público demonstrando o quão agradável é a música erudita, despertando a curiosidade da plateia, contando um pouco das histórias e até mesmo mostrando às pessoas a riqueza musical do nosso estado, que tem nomes importantes neste universo clássico”, garante o músico, produtor cultural e idealizador do projeto, Evandro Dotto.

Agenda

Após a cidade de Coxim, o trio segue para Aquidauana onde se apresenta na quinta-feira (13). Na próxima semana, dia 18 de abril (terça-feira), Três Lagoas será palco das apresentações e, no dia 27 de abril (quinta-feira), Naviraí recepciona os artistas. 

As próximas apresentações ocorrem no mês de maio, no dia 19 (sexta-feira) em Rio Verde e 22 (segunda-feira) em São Gabriel do Oeste. A última parada será em Campo Grande, no dia 1º de junho (quinta-feira). Os concertos ocorrem em escolas públicas e campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nos polos da Universidade as apresentações serão abertas ao público em geral.

“Os concertos terão em média uma hora de duração e a ideia é ser algo leve, com aproximação com o público. Nosso repertório ou como se diz nos aplicativos de músicas, nossa playlist, fará uma visita por músicas clássicas da renascença, barroco, clássico, romântico e moderno — como também obras brasileiras e regionais. É justamente aí que vamos trazer um violonista do MS que é pouco conhecido, mas, que é um dos pioneiros do violão brasileiro, Levino Albano. Artista que tem uma história linda de superação, pois aos 6 anos teve cegueira, desencadeada pela febre amarela, e encontrou na música um renascimento. Ele desempenhou um papel importante no cenário musical brasileiro no início do século XX, ao lado de grandes nomes como  João Pernambuco e Américo Jacomino – o Canhoto”, explica o violonista e proponente do projeto, Evandro Dotto.

Para quem respira música desde criança, como é o caso da cantora Bianca Danzi, a expectativa de colocar o pé na estrada já é grande. “Quando o Evandro fez o convite, aceitei na mesma hora, é algo muito gratificante porque vai trabalhar com um repertório que não está na mídia e fazer as crianças e jovens se encantarem”, pontua a soprano que vê no projeto um chamado para a formação de público, “A maioria das pessoas não conhecem, por isso não gostam, acham que a música erudita é uma coisa cansativa, chata, e, no final, elas acabam se surpreendendo, vendo que é algo bonito, divertido como os outros estilos musicais”.

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho artístico que conta com o apoio da UFMS.

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades”

Coxim – A apresentação será no dia 12 de abril, a partir das 10h, na Escola Municipal Willian Tavares, que fica na Av. Luiz Gonzaga, 450- Silviolandia.

Aquidauana – O concerto será no dia 13 de abril, às 21h, no CPAQ – Campus Aquidauana da UFMS,  Unidade II – Saguão do bloco B. O campus fica situado na Rua Oscar Trindade de Barros – Serraria.

Três Lagoas –  A apresentação será às 15h, no Campus de Três Lagoas – CPTL UFMS – Campus II – saguão do bloco VIII, na Rua Onze, Vila Piloto.

Naviraí –  O concerto será no dia 27 de abril, às 20h30, no Campus de Naviraí –  CPNV UFMS – Bloco I -, que fica na Rodovia MS-141, Km 04, saída para Ivinhema.

Rio Verde – A apresentação será às 9h30, na Escola Municipal Dr. Cezar Galvão, na Rua. Alm. Tamandaré, 70 – Centro do município

São Gabriel do Oeste – O concerto ocorre às 10h, na Escola Estadual São Gabriel, na Rua José Ferreira Rosa, n.º 384, centro da cidade

Campo Grande –  1º de junho, às 19h30, na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS), no auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, na Av. Sen. Antônio Mendes Canale, 423 – Pioneiros. 

Fale com a Redação