24.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de agosto, 2025
spot_img

Projetos voltados à valorização da juventude são aprovados pelos vereadores

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram 11 projetos, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 28. Política para incentivar o jovem no empreendedorismo e outra voltada à educação ambiental foram aprovadas.

Em regime de urgência e única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.592/25, que institui a Política Municipal de Incentivo ao Jovem Empreendedor no Município de Campo Grande, com o propósito de atender às disposições da Lei Federal n. 12.852, de 05 de agosto de 2013, que visa fomentar a cultura empreendedora entre os jovens reconhecendo sua importância no cenário econômico e social, bem como oferecer programas de microcrédito. A proposta é do vereador Maicon Nogueira.

Também do vereador Maicon Nogueira, foi aprovado em única discussão, o Projeto de Lei 11.744/25, que cria no Município de Campo Grande o Programa do Jovem Embaixador da Sustentabilidade, com o objetivo de capacitar, incentivar e promover a atuação de jovens como impulsionadores na redução da produção de lixo e no desenvolvimento de práticas sustentáveis, alinhadas com os princípios do conceito Lixo Zero.

A seleção será voltada para quem residir em Campo Grande e possuir entre 15 e 21 anos; ser egresso ou matriculado na rede pública de ensino médio ou superior; demonstrar capacidade de liderança e multiplicação de conhecimento ambiental; participação em atividades comunitárias e sociais.

Ele lembrou que no mês de agosto é celebrado o Dia Mundial da Juventude, destacando que Campo Grande tem 240 mil jovens e, proporcionalmente, é a capital do País que mais tem população jovem, na faixa etária de 15 a 29 anos. “Temos que nos atentar ao fomento e até aumentar as políticas de juventude de Campo Grande”, afirmou o vereador Maicon Nogueira. Ele ressaltou que essa Legislatura já aprovou 20 projetos voltados à juventude neste ano.

Já em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.698/25, que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser comemorado no dia 15 de junho.  Conforme a proposta, entende-se por Johrei o método de canalização da Energia Espiritual (Luz Divina), considerado um ato sagrado, uma oração para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia. A proposta é do vereador Flávio Cabo Almi, assinado também pelo vereador Beto Avelar.

Já em segunda discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.473/24, do vereador Otávio Trad, para que a instituição de datas comemorativas municipais obedeça ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos no Município de Campo Grande. A proposição segue a mesma linha adotada pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Federal nº 12.345, de 2010.

Visitante Ilustre – Sete projetos concedendo títulos de “Visitante Ilustre” da Cidade de Campo Grande foram aprovados. Três, de autoria do vereador Leinha, concedem a honraria para os advogados Augusto César Mendes Araújo, Zanone Manuel de Oliveira Júnior e Giovanni Caldas Vieira Machado.

Por proposição do vereador Veterinário Francisco, foram aprovados mais três Projetos de Decreto Legislativo, concedendo o Título de “Visitante Ilustre” para o deputado federal Francisco Eurico da Silva, o Pastor Eurico, o deputado federal Marcelo Crivella e a senadora Damares Alves. Eles estarão em Campo Grande para participar do I Encontro Político de Lideranças Cristãs em Mato Grosso do Sul, no dia 12 de setembro.

Foi aprovado também o Projeto de Decreto Legislativo 3054/25, do vereador Herculano Borges, concedendo o Título de “Visitante Ilustre” da Cidade de Campo Grande para Tatiana Thomaz Monteiro de Barros, que fundou o movimento nacional União BR, onde também exerce a presidência.

Fale com a Redação