27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
spot_img

Quarta-feira em MS tem alerta de tempestade com vendaval e tempo instável

Após o temporal que atingiu a região sul do Estado na noite de terça-feira (19) e a chuva que chegou a Campo Grande na madrugada, a quarta-feira (20) será de tempo instável em todo o Mato Grosso do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Capital marcou acumulado entre 3,6 e 4,8 milímetros de chuva nas últimas seis horas e de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as temperaturas para esta quarta-feira devem variar entre 21°C e 27°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 80%.

Na região Sul, os termômetros marcam mínima de 15°C e máxima de 26°C, enquanto em Dourados a umidade relativa pode chegar a 80%. Em Ponta Porã, a máxima é de 23°C e a mínima de 15°C.

Para Três Lagoas, a previsão indica calor, com máxima de 30°C e mínima de 22°C, e chance de chuvas à tarde e à noite. Em Coxim, os termômetros ficam entre 20°C e 33°C, com céu encoberto e chuvas isoladas com trovoadas. Já em Corumbá, a máxima prevista é de 30°C, com umidade relativa de 90% e chuvas ao longo do dia.

Quarta-feira em MS tem alerta de tempestade com vendaval e tempo instável

O Inmet emitiu três alertas para o Estado, dois relacionados a vendaval — um laranja e outro amarelo — e um de temporal. Os avisos têm validade até o fim do dia e indicam risco de chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 mm por dia, ventos de até 100 km/h, queda de árvores, alagamentos e destelhamentos.

A previsão para os próximos dias aponta uma mudança no tempo: a chegada de uma nova frente fria deve trazer chuvas e tempestades entre os dias 22 e 24 de agosto, com acumulados superiores a 30 mm por dia, especialmente na região sul do Estado, e queda acentuada nas temperaturas, chegando a mínimas entre 8°C e 10°C, com possibilidade de registros pontuais abaixo de 8°C. Em Campo Grande, a mínima prevista para domingo (24) é de 12°C.

O Cemtec alerta que a instabilidade é causada pelo avanço da frente fria, aliado a sistemas de baixa pressão, cavados e transporte de calor e umidade, favorecendo tempestades com raios e rajadas de vento já nesta quarta-feira.

Fale com a Redação