Quarto dia do Primt Itinerante marca grande procura no novo polo da Funsat

22
Foto: PMCG

Nesta quinta-feira (22), o Primt Itinerante na Região Urbana do Bandeira atendeu 150 pessoas que tiveram inscrições efetivadas ao Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), após o acesso à senha para entrevista de ingresso ao Cadastro Reserva. A ação aconteceu no novo polo da Fundação Social do Trabalho, a Funsat Moreninhas.

Avisada por vizinhos sobre o mutirão da Funsat, Luciene Ramos dos Santos, de 46 anos, priorizou a oportunidade e esteve no local desde o início da manhã. “Já fui do Primt e sei como funciona. Da outra vez, fiz a inscrição na sede da Fundação, na Rua 14 de Julho, que era mais longe. Agora ficou melhor, com o atendimento vindo ao nosso bairro”, disse a moradora local, candidata a retornar ao programa meses após o último vínculo, período em que participou de cursos e foi aluna do Mulheres Mil.

Quarto dia do Primt Itinerante marca grande procura no novo polo da Funsat

Luan Oliveira, de 33 anos, foi um dos candiatos e vê no Primt uma oportunidade de crescimento profissional. “A meta é trabalhar na área administrativa e voltar a atuar em uma empresa desse ramo. Por isso, recorro à Prefeitura de Campo Grande, buscando aprender mais e me capacitar”, comentou o candidato, também na tentativa de integrar o Cadastro Reserva para uma última passagem pelo programa.

Quarto dia do Primt Itinerante marca grande procura no novo polo da Funsat

Para Verônica Cabral Lopes, de 25 anos, o mutirão já era uma expectativa no bairro. “Muitos se organizaram para deixar tudo certo. Quem está dentro do perfil e com a documentação em dia não deixa de pegar a senha, porque sabe o que essa oportunidade representa uma ótima oportunidade ao mercado de trabalho”, afirmou.

Quarto dia do Primt Itinerante marca grande procura no novo polo da Funsat

Moradora da região, Egídia Gilda Rodrigues, de 42 anos, comemorou o cronograma da Funsat para 2026. “Ficou bem melhor. Ano passado não veio para o nosso bairro, o que talvez explique tanta gente interessada agora. É a primeira vez que tento, muito por boas indicações de amigos e vizinhos que já participaram. Levar o cadastro para os bairros foi um acerto da Prefeitura”, avaliou.

Quarto dia do Primt Itinerante marca grande procura no novo polo da Funsat

Com a documentação organizada, Thaynara da Conceição de Freitas Moraes, de 23 anos, também aguardava confiante. “Como havia agenda no meu bairro, esperei a data. Mas poderia ter ido ao CRAS do Aero Rancho, porque meus documentos já estavam prontos. O principal conselho é ter tudo conforme a lista exigida para poder ser atendido qualquer outro polo, caso necessário”, orientou.

Sobre a documentação exigida, o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Lima Bezerra, reforça a importância do preparo prévio para avançar à etapa de entrevista do Cadastro Reserva. “O CadÚnico, com a folha resumo, é um dos itens fundamentais da análise. Ele pode ser obtido no CRAS da região, desde que a renda seja inferior a meio salário mínimo por pessoa. Há ainda outros critérios previstos em lei, como o intervalo mínimo de três meses do último vínculo como beneficiário e não estar recebendo Seguro-Desemprego. Pessoas com emprego formal também não têm a inscrição validada”, esclareceu.

Documentos exigidos pelo Departamento de Serviço Social da Funsat:
Registro Geral de Identificação (RG);
Carteira de Trabalho (CTPS física ou digital);
CPF;
Comprovante de residência;
Certidão de nascimento ou casamento;
Certidão de nascimento ou RG e CPF dos filhos, dependentes e agregados;
Comprovante ou declaração de escolaridade;
Certificado militar, quando couber;
CadÚnico atualizado.

Confira o cronograma das próximas visitas do Primt Itinerante, para formação do Cadastro Reserva, após os 700 atendimentos realizados nos quatro primeiros dias da edição 2025, com 60% das inscrições validadas:

Sexta-feira (23 de janeiro)
CRAS Moema – Rua Querubina García Nogueira, s/n – Conjunto Residencial Recanto dos Rouxinois.

Segunda-feira (26 de janeiro)
CRAS Noroeste – Rua Barbacena, s/n – Jardim Noroeste.

Terça-feira (27 de janeiro) e quarta-feira (28 de janeiro)
CRAS Vila Popular – Rua Marçal de Souza, 25 – Vila Popular.

Quinta-feira (29 de janeiro)
CRAS São Conrado – Rua Livino Godói, 777 – Jardim São Conrado.

Sexta-feira (30 de janeiro)
CRAS Estrela do Sul – Rua Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conjunto Estrela do Sul.

Outras orientações podem ser obtidas com o Departamento de Serviço Social da Funsat, vinculado à Diretoria Social, Profissional e de Empreendedorismo.

Contato: (67) 4042-0585 – Ramal 5833
Redes sociais: Instagram (@funsat.cg) e Facebook (Funsatcampograndems)