33.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de outubro, 2025
spot_img

Ranking da Times Higher Education aponta a UFMS entre as 16 melhores universidades brasileiras

Pelo nono ano consecutivo, a UFMS se destaca no ranking internacional de universidades da publicação britânica Times Higher Education (THE), uma das mais prestigiadas classificações do mundo. Na edição de 2026, a Universidade saiu da 20ª posição na classificação nacional para o 16º lugar entre as 59 instituições de ensino superior brasileiras classificadas.

Ao todo, foram avaliadas 2.191 instituições de diversos países. Na classificação global, a UFMS ocupa a faixa 1501+ e é a única universidade de Mato Grosso do Sul na lista. Com relação à região Centro-Oeste, também integram o ranking a Universidade de Brasília, a Universidade Católica de Brasília e a Universidade de Goiás.

“Essa é uma das melhores classificações da UFMS entre as universidades brasileiras, e o resultado tem grande significado para a Instituição. Estar posicionada no Ranking THE World, um dos mais prestigiados e rigorosos rankings universitários do mundo, representa o reconhecimento internacional da qualidade do ensino, da pesquisa, da transferência de conhecimento e da projeção global da UFMS. Esse desempenho reflete o empenho coletivo da comunidade acadêmica em consolidar uma Universidade cada vez mais inovadora, inclusiva e comprometida com a excelência”, enfatiza a diretora de Avaliação Institucional em exercício, Beatriz Corso.

A classificação é baseada nos indicadores que medem a performance das universidades nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Em cada pilar são considerados o ambiente de aprendizagem, incluindo a reputação, proporção de estudantes por professor e corpo docente com doutorado; volume, renda e reputação das pesquisas; força, influência e excelência da pesquisa, medindo principalmente por impacto de citações; capacidade da universidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria; e proporção de estudantes e pesquisadores internacionais, além de colaboração internacional em pesquisa. 

“A análise detalhada dos pilares revela um crescimento consistente na pontuação de todas as áreas avaliadas, com avanços notáveis na classificação de múltiplos pilares, indicando um fortalecimento institucional abrangente”, pontua Beatriz. 

Em relação ao Ensino, a Instituição avançou 248 posições no ranking. No pilar Ambiente de Pesquisa, o impacto foi ainda maior: 273 posições acima da última edição. “É de se reconhecer que a pontuação aumentou em todos os cinco pilares, refletindo um esforço de melhoria contínua em todas as frentes de atuação da Universidade, desde o ensino e pesquisa até a interação com a indústria e a internacionalização. Outrossim, o pilar de Indústria continua sendo o de melhor posicionamento relativo da Universidade (posição 1190), demonstrando a força da transferência de conhecimento para o setor produtivo”, complementou a  diretora em exercício.

“Este progresso é o reflexo de melhorias estratégicas e consistentes, que resultaram em um salto expressivo de 248 posições no pilar de Ensino, passando da posição 1485 para a 1237 em escala global. Essa conquista se alicerça em um conjunto de fatores como, por exemplo, os esforços que a UFMS tem empregado para a construção de um ambiente de excelência acadêmica”, finaliza Beatriz.

A edição de 2026 do ranking está disponível aqui. Mais informações sobre os resultados da UFMS em diversos rankings internacionais estão disponíveis neste link.

Fale com a Redação