Ranking: Rui Costa, Haddad e Padilha são os que mais despacharam com Lula

16
Lula se reuniu principalmente com Casa Civil, SRI, Saúde e Economia nesses três anos (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Dados da Agenda Transparente mostram número de reuniões entre 2023 e 2025

De portas abertas e agenda cheia: entre 2023 e 2025, o ministro que mais despachou com o presidente foi o chefe da Casa Civil. Rui Costa lidera o ranking de encontros oficiais com Luiz Inácio Lula da Silva no período.

Ao todo, o titular da Casa Civil teve 343 reuniões com o presidente. Em seguida aparece Alexandre Padilha, com 215 encontros — ele atualmente comanda o Ministério da Saúde, mas também já esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ocupa a terceira posição, com 203 compromissos oficiais.

A lista segue com Paulo Pimenta, que esteve à frente da Secretaria de Comunicação e depois assumiu a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, com 130 reuniões; Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com 100; e Sidônio Palmeira, atual ministro da Comunicação, com 93 encontros.

O vice-presidente da República e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, teve cerca de 89 reuniões oficiais com o chefe do Executivo no período.

Autoridades internacionais

Entre os líderes estrangeiros, o presidente da França, Emmanuel Macron, foi quem mais se reuniu com Lula: 18 encontros presenciais e cinco remotos.

Na sequência aparecem Pedro Sánchez, com 15 compromissos; o então presidente da Argentina, Alberto Fernández, com 14; e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, com 13 reuniões.

Como foi feito o levantamento

Os dados foram compilados a partir da Agenda Transparente, ferramenta da ONG Fiquem Sabendo que monitora os encontros oficiais das autoridades do governo federal.

O levantamento considera compromissos presenciais e virtuais registrados na agenda oficial da Presidência da República.