A Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será feito no próximo dia 30 de maio, mesma data que marca o fim do prazo para a entrega da declaração. Até lá, os contribuintes têm 11 dias para acertar as contas com o Fisco.
Até agora, mais de 26 milhões de declarações já foram enviadas. A expectativa da Receita é receber, ao todo, 46,2 milhões até o encerramento do prazo, que começou em 17 de março. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024 está obrigado a declarar. O contribuinte que não cumprir o prazo está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.
Prioridade na restituição
O pagamento da restituição será feito em cinco lotes: o primeiro em 30 de maio e os seguintes em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.
Recebem primeiro os contribuintes que se enquadram nas prioridades legais:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Pessoas com 60 anos ou mais, com deficiência ou portadoras de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Neste ano, também terão prioridade aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem o Pix como forma de recebimento da restituição. Em seguida, vêm os contribuintes que utilizaram apenas uma dessas opções — pré-preenchida ou Pix. Os demais receberão nos lotes seguintes, conforme a data de envio da declaração.
Como declarar
A declaração do Imposto de Renda pode ser feita por diferentes canais. O mais utilizado é o PGD (Programa Gerador da Declaração), que deve ser baixado diretamente do site da Receita Federal. Também é possível declarar por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda ou online, tanto por computador quanto por dispositivos móveis.
A Receita ainda disponibiliza a opção da declaração pré-preenchida, acessível para usuários com conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Até o momento, 47,9% das declarações enviadas utilizaram essa modalidade — um recorde histórico.
Mais informações e o acesso à consulta da restituição estarão disponíveis no site da Receita Federal.