Receita pode automatizar Imposto de Renda e eliminar declaração anual no futuro

17
Proposta foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro Dario Durigan afirma que país deve avançar para modelo com menos burocracia e mais digitalização

O futuro da declaração do Imposto de Renda no Brasil pode deixar de depender do preenchimento anual feito pelos contribuintes. A proposta, segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, é transformar o processo em uma simples validação de dados já reunidos automaticamente pelo governo.

A declaração foi feita nesta terça-feira (31), durante reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o ministro, a equipe econômica trabalha para que a Receita Federal desenvolva um sistema totalmente informatizado, capaz de reunir informações financeiras diretamente de bancos, empresas e operadoras de saúde.

Segundo Durigan, a intenção é reduzir a burocracia e modernizar a relação do cidadão com o Fisco.

“Eu tenho pedido para a Receita que a gente construa um sistema para que não seja mais necessário declarar Imposto de Renda. As informações já existem em um país informatizado; o contribuinte precisaria apenas validar os dados”, afirmou.

A proposta segue a tendência de digitalização dos serviços públicos e busca simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, diminuindo erros e facilitando o processo para milhões de brasileiros.

Combustíveis e ICMS do diesel

Durante a reunião, o ministro também comentou medidas discutidas pelo governo federal para conter o impacto da alta dos combustíveis, influenciada pelo cenário internacional e pela guerra no Oriente Médio.

Durigan afirmou que há avanço nas negociações com governadores para adesão à proposta de subvenção do ICMS sobre o diesel, considerada uma das principais estratégias do Planalto para reduzir a pressão nos preços.

Segundo ele, os estados estão próximos de alcançar consenso em torno da medida.

Combate ao crime organizado

Outro ponto abordado foi o fortalecimento da atuação conjunta do Ministério da Fazenda com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate ao crime organizado.

De acordo com o ministro, a orientação do governo é ampliar ações de inteligência financeira e concentrar esforços em crimes praticados por organizações estruturadas e de maior poder econômico.

A estratégia, segundo Durigan, busca intensificar o enfrentamento ao chamado “andar de cima”, com investigações mais rigorosas sobre esquemas financeiros ilícitos.

Primeira reunião ministerial do ano

O encontro desta terça-feira marcou a primeira reunião ministerial do ano e teve como objetivo apresentar balanços das pastas e organizar mudanças no governo federal.

Ministros que pretendem disputar as eleições de outubro precisam deixar seus cargos até o próximo sábado (4), conforme o prazo legal de desincompatibilização. Durante a reunião, o presidente Lula também apresentou substitutos para ministérios que terão mudanças na equipe.