Revendedora de pneus é flagrada com 60 unidades contrabandeadas à venda

22
Viatura da Decon na ocorrência (Foto; Redes Sociais)

Cerca de 60 pneus importados ilegalmente da China e Paraguai foram apreendidos nessa sexta-feira (16) pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo) e o Procon em uma conhecida loja no bairro Jardim Morenão, em Campo Grande, que já foi flagrada outras vezes realizando a mesma prática criminosa.

Segundo a ocorrência, o local foi alvo de denúncias anônimas indicando para o crime de contrabando. Durante a vistoria, os agentes constataram incompatibilidade com o certificado do Inmetro em diversos pneus expostos, o que inviabiliza a comercialização no Brasil.

Apesar do fato em flagrante, a proprietária não foi presa devido ao princípio da insignificância, em função do baixo valor da mercadoria apreendida, e também por estar grávida. O marido dela foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia.

Os pneus apreendidos hoje ficarão sob responsabilidade do Inmetro, que fará os procedimentos administrativos e dará a destinação adequada aos produtos irregulares.

Ainda segundo as autoridades, essa não é a primeira vez que a loja é alvo de uma operação policial. A primeira foi em abril de 2025, na Operação Bad Tires (pneus ruins) e Tatu Bola, desencadeada pela Polícia Federal e a Receita Federal.

Na época, o comércio foi alvo de um mandado de busca e apreensão por vender produtos descaminhados, ou seja, importados de forma ilegal. Revelou-se, na ocasião, que os pneus eram fabricados na China e importados para o Paraguai.

A partir da fronteira com Ponta Porã, eram trazidos para lojas de todo o País. A polícia reforça que denúncias anônimas continuam sendo fundamentais para coibir a venda de mercadorias fora das normas de segurança e consumo.