Governador ficará fora do estado entre 29 de dezembro e 16 de janeiro
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), vai se afastar do comando do Executivo estadual no fim do ano para um período de férias. Entre segunda-feira (29) e 16 de janeiro de 2026, último ano do primeiro mandato, ele ficará fora do estado, e a função de governador será exercida pelo vice, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).
O pedido de autorização para o afastamento foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e precisou ser analisado pelos deputados porque o período supera 15 dias. Na mensagem enviada ao Legislativo, Riedel informou que a licença será para se ausentar do estado, sem menção a viagem internacional.
“Informo que, durante o referido período, a chefia do Poder Executivo será exercida, em substituição, pelo vice-governador, José Carlos Barbosa. Aproveito a oportunidade para renovar os meus votos de consideração”, escreveu o governador no ofício encaminhado à Casa de Leis.
No ano passado, durante o recesso de fim de ano, Riedel passou as festas com a família no Rio de Janeiro.
Histórico de licenças
Desde o fim de 2024, Riedel já solicitou outras autorizações para se licenciar do cargo. A primeira foi a título de férias, entre 23 de dezembro de 2024 e 14 de janeiro deste ano. Nesse período, Barbosinha assumiu o governo de 1º a 14 de janeiro. Antes disso, entre 26 de dezembro de 2024 e a transmissão do cargo ao vice, o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), exerceu a função de governador interino.
A segunda licença ocorreu de 13 a 20 de abril, quando Riedel foi autorizado a se ausentar do estado e do país. Na ocasião, ele viajou para a Alemanha, acompanhado da esposa, a primeira-dama Mônica Riedel, para visitar o filho do casal, que mora no país para cursar pós-graduação.
A última licença foi registrada entre 9 e 12 de outubro, quando o governador acompanhou a primeira-dama durante a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos. Na época, Riedel afirmou que a viagem foi motivada pelo apoio à esposa após meses de preparação para a prova.

















