29/02/2016 14h04
Abastecimento ainda não é comprometido por cheia no Rio Dourados
A maior preocupação no momento é com Fátima do Sul que o rio transbordou e inundou casas ás margens do rio e rodovia
#
Mesmo com o grande volume de água provocado pela chuva do fim de semana, a distribuição de água em Dourados ainda não está comprometida, no entanto o nível do Rio Dourados segue no limite. Segundo a Sanesul o rio chegou aos 6,40 metros acima do nível normal. Em contato com o gerente regional da Sanesul, Paulo César Marques Torraca, a informação é de que na manhã de segunda-feira (29), foi constatado que o nível do Rio Dourados baixou 15 cm.
“Estamos monitorando o local, ele baixou 15 centímetros e não traz risco no momento. A captação de água segue normal, o problema agora está em Fátima do Sul, o volume de água na região subiu muito e está transbordando na pista”, comentou Torraca.
De acordo com Paulo, as barreiras de contenção que foram feitas na adutora em Dourados, no final do ano passado, quando o excesso de chuvas fez o rio subir 6,14 metros, contém o nível da água e pode suportar até 7 metros.
No sábado (27), o volume de chuva fez o nível do rio atingir cinco metros acima do normal, e a adutora começou a ser monitorada, já que aos seis metros começaria a transbordar e a invadir a pista.
No final de 2015, a situação no local ficou crítica e foi necessário construir barreiras de contenção, na época a captação de água teve que ser interrompida por aproximadamente duas horas, no entanto não teve falta de água na cidade, já que as barricadas foram feitas e conteve a água, assim como o nível do rio se manteve instável e começou a baixar um dia depois, relembre aqui.
Fátima do Sul
Segundo Torraca, a preocupação no momento é em Fátima do Sul, com cinco metros a cima do nível normal casas foram alagadas e parte da MS 376 foi invadida pela água que foi parcialmente interditada, veja aqui.
“Em Fátima, a situação é crítica se o nível do Rio Dourados subir mais 40 centímetros pode invadir o poço que realiza a distribuição de água em parte da cidade, estamos bombeando a água e monitorando também o nível do rio”, contou Paulo.(Fonte:Douradosnews)

