28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 22 de julho, 2025
spot_img

Roberto Duailibi, um dos grandes nomes da publicidade, morre aos 89 anos em SP

Está sendo velado neste sábado (19) o publicitário Roberto Duailibi, que morreu ontem (18), aos 89 anos, em São Paulo. Empresário, escritor e palestrante, ele foi um dos grandes nomes da mídia brasileira e deixa um legado extenso, com trabalhos memoráveis e uma carreira sólida.

Ao longo da vida, atuou como redator publicitário nas agências JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação. Em 1968, fundou a agência DPZ, com ajuda de outros publicitários.

A marca foi responsável por uma revolução na publicidade brasileira, tornando logo uma das maiores e mais premiadas agências de mídia do país. Em 1969, Duailibi foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.

Também foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo, além de dar aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP).

Na literatura, publicou diversos livros como “Criatividade & Marketing”, em que apresentou o conceito da “régua heurística”, e “Cartas a um Jovem Publicitário”, da coleção “Ideias Poderosas”. Desde 2015 era membro da Academia Paulista de Letras.

Roberto Duailibi nasceu no dia 08 de outubro de 1935, em Campo Grande, mas ainda aos 12 anos sua família mudou-se para São Paulo. Descendente de libaneses, começou a carreira em 1952, na Colgate-Palmolive Company. 

Fale com a Redação