18.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 de outubro, 2025
spot_img

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia em eleição histórica e promete unir o país

Senador e ex-prefeito de Tarija venceu em segundo turno e assume compromisso de enfrentar crise econômica e promover descentralização do governo

Com mais de 97% das urnas apuradas, o senador e ex-prefeito de Tarija Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia em uma tendência irreversível, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. A vitória marca uma virada política significativa e encerra uma disputa inédita em segundo turno na história boliviana.

Durante a campanha, Paz defendeu uma agenda de descentralização do poder, incentivo ao setor privado e manutenção dos programas sociais, em meio à grave crise econômica que o país enfrenta. O novo presidente assume com o desafio de equilibrar as contas públicas, atrair investimentos e reduzir tensões políticas após anos de polarização.

O resultado também representa uma derrota histórica para o MAS (Movimento ao Socialismo), partido fundado e liderado por Evo Morales, que ficou fora do segundo turno pela primeira vez. Morales, que declarou apoio a Paz na reta final, afirmou ter “votado por obrigação”, em referência à disputa entre o candidato do PDC e Jorge “Tuto” Quiroga, ex-presidente e líder conservador.

Em seu primeiro discurso após o resultado, Rodrigo Paz afirmou que a vitória pertence ao país e não a um grupo político. “Hoje, após a vitória, estendemos nossa mão para governar com todos os homens e mulheres que amam a Bolívia”, disse o novo presidente, em La Paz, onde foi recebido por apoiadores.

O líder do PDC agradeceu ainda aos governadores regionais e chefes de Estado que o parabenizaram pela vitória. Segundo ele, “a Bolívia está gradualmente recuperando sua posição internacional”.

Paz também destacou uma conversa com o subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, e reafirmou o desejo de estreitar a cooperação bilateral. “Fomos chamados em nome do governo do presidente Donald Trump. Qualquer apoio ou cooperação necessária fará parte das soluções a partir de 8 de novembro, para que a Bolívia não fique sem seus hidrocarbonetos”, declarou.

A posse de Rodrigo Paz está prevista para 8 de novembro, quando ele deve anunciar sua equipe ministerial e as primeiras medidas econômicas de seu governo.

Fale com a Redação