Ronda Escolar da PM retorna com início das aulas em Campo Grande nesta segunda-feira

18
(Foto: SED)

Equipes da PM fazem rondas, visitas às unidades e ações preventivas no entorno das instituições

Antes mesmo do sinal tocar para o início das aulas, viaturas da Polícia Militar voltam a circular de forma intensificada no entorno das escolas estaduais de Campo Grande. A partir desta segunda-feira (9), a Ronda Escolar é retomada na Capital dentro do Programa Escola Segura, Família Forte, com a proposta de reforçar a segurança de estudantes, professores e da comunidade escolar.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).

Na Capital, a Ronda Escolar é executada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e atua em sete regiões da cidade. Ao todo, são sete viaturas e 28 policiais militares envolvidos diretamente no programa, que beneficia 44.814 alunos da Rede Estadual de Ensino.

Segundo o comandante do CPM, coronel Emerson de Almeida, o trabalho vai além da presença ostensiva. “As ações têm foco tanto na prevenção quanto na repressão de ocorrências no ambiente escolar e no entorno das unidades, como mediação de conflitos, abordagens a pessoas e veículos suspeitos, furtos, ameaças, lesão corporal, posse de arma branca, uso e tráfico de drogas, vias de fato e situações envolvendo cigarro eletrônico, arma de fogo ou simulacro”, explicou.

Dados do CPM apontam que, somente em 2025, foram realizados 3.812 atendimentos, entre ações preventivas e registros de ocorrências ligadas ao ambiente escolar.

A comunicação entre as escolas e a Polícia Militar ocorre por meio de canais diretos, o que garante mais agilidade no atendimento das demandas. Os protocolos incluem visitas periódicas às direções das unidades — no mínimo três vezes por semana —, rondas preventivas no entorno das escolas, palestras previamente agendadas, ações educativas e mediação de conflitos.

Criado em 2017, em Campo Grande, o Programa Escola Segura, Família Forte tem como objetivo aproximar Segurança Pública, escola e família, prevenindo situações de violência e contribuindo para um ambiente mais seguro e favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Ao longo dos anos, a iniciativa se consolidou como referência na redução da criminalidade nas proximidades das unidades escolares da Capital.

O modelo adotado em Campo Grande passou a ser replicado em outros municípios. Desde setembro de 2025, a Ronda Escolar também atua em Dourados e Ponta Porã. Para 2026, a expectativa da Sejusp é ampliar o programa para mais seis cidades do interior de Mato Grosso do Sul.